A ANI desempenha um papel vital no apoio às empresas portuguesas, proporcionando os recursos e o suporte necessários para que possam inovar, crescer e competir em um mercado global.
Encontre aqui toda a informação sobre os principais concursos nacionais e internacionais, soluções de financiamento, parcerias internacionais, plataformas e centros de colaboração, dados e eventos indispensáveis ao apoio à sua empresa.
INCENTIVOS FISCAIS À I&D EMPRESARIAL
O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à colecta do IRC das despesas com I&D.
O Horizonte Europa é o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia. Com início a 1 de janeiro de 2021 e conclusão prevista para 31 de dezembro de 2027, tem uma dotação orçamental prevista de 95,5 mil milhões de euros para apoio às atividades de investigação e inovação.
Consulte todos os principais indicadores, impactos e alcance do Sistema de Incentivos fiscais à I&D sempre atualizados, desde as candidaturas recebidas e provadas ao investimento em I&D apurado e empresas apoiadas.
Conheça e consulte todos os principais indicadores do atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia para apoio às atividades de investigação e inovação.
Visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva e incentivar o investimento produtivo em áreas de interesse estratégico nacional e europeu.
EMPRESAS 4.0 – INSTALAÇÕES DE TESTE E EXPERIMENTAÇÃO | TEST BEDS
As Test Beds são infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de PME e Startups, em espaço físico ou virtual.
A ANI está continuamente a estreitar cooperação com entidades congéneres de países estrategicamente identificados com vista a promover oportunidades de desenvolvimento de projetos conjuntos entre entidades portuguesas e estrangeiras em atividades de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com impacto na internacionalização das empresas e inovações portuguesas.
Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) são as estruturas responsáveis pelas atividades de transferência e de valorização tecnológica, assumindo um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios das Instituições de Ensino Superior nacionais (IES).
O Sistema de Incentivos “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico”, para estimular o investimento empresarial em matéria de I&D, prevê apoiar projetos de criação e dinamização de um “Núcleo de I&D em Copromoção” envolvendo recursos humanos qualificados, originários de vários copromotores, nomeadamente, entidades não empresariais do Sistema de I&I.
A normalização setorial para a inovação refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de padrões específicos que regem o uso e a aplicação de investigação, desenvolvimento e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).
IPCEI – PROJETOS IMPORTANTES DE INTERESSE COMUM EUROPEU
Os Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu (IPCEI) são instrumentos estratégicos para a implementação da Estratégia Industrial da União Europeia (UE).
ENEI 2030 – ESTRATÉGIA NACIONAL DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE
A ENEI assume uma importância estratégica, constituindo-se como agregador de uma estratégia nacional para uma especialização inteligente e forma de promoção da inovação.
Os Polos de Inovação Digital (Digital Innovation Hubs – DIH) são estruturas que visam a centralização de um conjunto de serviços de apoio à transição digital das empresas, em condições mais acessíveis, focando este processo em 3 tecnologias disruptivas: IA, HPC e Cibersegurança.
As Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase real, utilizados para a realização de testes e experimentação (apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes)
Os CoLAB são entidades que prosseguem agendas próprias de investigação e de inovação, com ênfase em conhecimento proprietário e especializado, em estreita colaboração dos seus membros.
Os Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) ajudam as empresas a identificar as necessidades do mercado e, através de investigação, a aplicar tecnologias inovadoras para dar resposta a esses desafios e aumentar a eficácia.
O objetivo da Rede Eureka é promover o crescimento de start-ups, PMEs, grandes empresas, centros de investigação e universidades através do financiamento e apoio à cooperação internacional em I&D e fornecendo serviços de preparação para acesso a investimento.
O objetivo do regulamento proposto é reforçar o ecossistema europeu de semicondutores, aumentar a segurança do aprovisionamento de semicondutores da UE e desenvolver novos mercados para tecnologias europeias de vanguarda.
O objetivo geral do SKALE2CT é capacitar as organizações públicas e intermediárias para melhorar ou implementar de novos instrumentos e políticas que promovam a expansão dos recursos e serviços de aceleração de startups e scale-ups, promovendo o crescimento das micro e PME e, consequentemente, maior competitividade. Visa abordar, em particular, setores emergentes como a saúde (biotecnologia e biociências) e o digital (Integilência Artificial, big data,…)
O Portugal 2030 materializa o Acordo de Parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia, que fixa os grandes objetivos estratégicos para aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 23 mil M€, em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.
Uma seleção de concursos nacionais e internacionais que abrem novos horizontes às empresas, centros de investigação e todos aqueles que acreditam que a sua ideia pode transformar o mundo. Prestamos ainda todo o apoio, formação e consultoria na apresentação da sua candidatura.
O Mecanismo Plug In é uma novidade no Horizonte Europa, aplicável a empresas que pretendam apresentar candidatura ao EIC Accelerator decorrentes de resultados financiados através do programa nacional certificado “SIID_ID EMPRESARIAL – Projetos Demonstradores (Individuais ou Co-promoção)”.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.