Capitalização e Inovação Empresarial
A Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação e Desenvolvimento (I&D), inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva
Desta componente faz parte a iniciativa das Agendas e Alianças Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que pretende acelerar a transformação estrutural da economia portuguesa, melhorando o seu perfil de especialização, através da formação de consórcios sólidos e estruturantes que garantam o desenvolvimento, a diversificação e a especialização de cadeias de valor nacionais, prosseguindo metas objetivas ao nível das exportações, emprego qualificado e investimento em I&D.
Os projetos colaborativos apoiados nestas iniciativas permitem assim alavancar:
- O desenvolvimento de novos produtos e serviços de maior valor acrescentado, com vista a aumentar o potencial exportador.
- A contratação de Recursos Humanos qualificados, em associação com o aumento do investimento das empresas em atividades de I&D.
- A captação de IDE, com potencial transformador sobre o tecido produtivo português.
- A efetiva transição verde em direção à sustentabilidade ambiental.
A Agência Nacional de Inovação (ANI) participa na Comissão de Coordenação das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial (CCA) (Despacho n.º 9350/2021).