POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO

A Unidade de Políticas Públicas de Inovação tem como prioridade coordenar e acompanhar a execução de programas e estratégias de inovação bem como desenvolver iniciativas de melhoria do funcionamento do Sistema Nacional de Inovação, sendo responsável por:

Desenhar medidas e instrumentos de política pública de inovação, visando o crescimento do ecossistema de inovação no que se refere à Estratégia de Especialização Inteligente (ENEI), às Compras Publicas de Inovação (CPI) entre outras medidas.
Promover a monitorização e a avaliação das políticas de inovação, capacitando as entidades e tutelas em política de inovação e criando “evidência” sobre o impacto económico e social das políticas de inovação e de I&D empresarial.
Coordenar e desenvolver atividades de normalização enquanto Organismo de Normalização para a Inovação (ONS.ANI) e secretariando as comissões técnicas para a I&DI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) e para a Inteligência Artificial, garantindo através do estabelecimento de regras que os avanços científicos são desenvolvidos e utilizados de forma segura, ética e benéfica para a sociedade.

Promover a monitorização e a avaliação das políticas de inovação, capacitando a ANI no seu papel de advisoring às tutelas em política de inovação e criando “evidência” sobre o impacto económico e social das políticas de inovação e de I&D empresarial.

EM DESTAQUE

As últimas iniciativas, concursos, coordenados pela Unidade de Políticas Públicas de Inovação, integradas no âmbito da estratégia de promoção da Inovação Nacional da ANI.

ANI LANÇA PRIMEIRO AVISO DE FINANCIAMENTO PARA STARTUPS DEEP TECH

O Aviso ANI-2025-01, integrado no Programa Deep2Start e financiado pelo fundo FITEC, destina-se à atribuição de dois vouchers: o Voucher Go to EIC Accelerator, com um valor de 10 mil euros e o Voucher Deep Tech, de 60 mil euros.

BIG SCIENCE

A ANI desempenha, desde 2019, a função de Industrial Liaison Officer (ILO) para organizações científicas internacionais. CERN, ITER e ESRF são as principais entidades para as quais a agência está mandatada da função de ILO, no âmbito da qual mobiliza as empresas nacionais para a participação no mercado de compras tecnológicas destas organizações de “Big Science”.

Born from Knowledge (BfK)

O Born from Knowledge (BfK) é um Programa promovido pela Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI), que ambiciona promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

Rede de Transferência de Conhecimento – TTO

Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) são as estruturas responsáveis pelas atividades de transferência e de valorização tecnológica, assumindo um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios das Instituições de Ensino Superior nacionais (IES).


O PROCURE+i, o Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação Português resulta de uma iniciativa conjunta da ANI e do Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção (IMPIC) para aproximar as entidades públicas das empresas inovadoras e promover a Contratação Pública de Inovação

NORMALIZAÇÃO SETORIAL PARA A INOVAÇÃO - ONS

A normalização setorial para a inovação refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de padrões específicos que regem o uso e a aplicação de investigação, desenvolvimento e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).

A ENEI assume uma importância estratégica, constituindo-se como agregador de uma estratégia nacional para uma especialização inteligente, como forma de promoção da inovação, destacando a qualidade de vida, o ambiente criativo e a capacidade científica e inovadora enquanto fatores de atração, retenção de talento e de dinâmica empresarial.

REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA ENEI

No passado dia 19 de março, a Comissão Técnica (CT) da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI 2030), reuniu com o objetivo de dar a conhecer os trabalhos desenvolvido e em curso pela Comissão Executiva (CE) da ENEI 2030, bem como discutir e a preparar os próximos passos, no quadro do Plano de Atividades 2024.

CONTACTOS

Saiba como obter todo o acompanhamento e os esclarecimentos especializados. A ANI conta com uma equipa de Coordenadores que estarão sempre disponíveis para o ajudar.

José Antão

Políticas Públicas de Inovação

Coordenação 

CONHEÇA TAMBÉM

Iniciativas Estratégicas Nacionais

Iniciativas Estratégicas Nacionais

Missão Interface

Missão Interface

Observatório

Observatório

Partilhar
Skip to content