UNIDADES DE NEGÓCIO ANI

A ANI é o organismo responsável pelo acompanhamento das políticas públicas e instrumentos de apoio à Investigação e Desenvolvimento (I&D) e pela promoção e desenvolvimento de instrumentos de apoio à I&D que são cruciais para a modernização e a competitividade do tecido empresarial nacional.

Para tal contempla 8 unidades de negócio especializadas que asseguram o acompanhamento dedicado de empresas, start-ups, investigadores, associações empresariais, entre outros.

ASSUNTOS INTERNACIONAIS

A Unidade de Assuntos internacionais desenvolve atividades de cooperação com entidades congéneres de países fora do espaço comunitário e tem como objetivo desenvolver novas parcerias e projetos conjuntos entre entidades portuguesas e estrangeiras, promovendo a internacionalização das empresas e do sistema nacional de inovação.
DESENVOLVIMENTO DO CLIENTE

A Unidade de Desenvolvimento do Cliente tem como prioridade colocar as empresas, empreendedores, investigadores e organizações como drivers estratégicos da atividade da ANI, promovendo mais inovação, mais colaboração e mais capacitação de todas estas entidades.

INCENTIVO FISCAL E CERTIFICAÇÃO I&D
Esta Unidade é responsável por assegurar a gestão de todo o processo conducente à certificação de despesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no âmbito do SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial. O SIFIDE tem como principais objetivos aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das despesas com I&D.
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS NACIONAIS
Esta unidade tem como missão implementar iniciativas estratégicas nacionais, alinhadas com a missão de catalisar e potenciar a inovação em Portugal, garantindo a coordenação, agilidade e operacionalidade de todas as atividades de apoio à inovação.
MISSÃO INTERFACE

A Unidade Missão Interface tem como o objetivo assegurar a implementação do programa de financiamento base das instituições de interface, visando alavancar a sua capacidade de mediação e articulação entre a academia e as empresas, nomeadamente através do apoio à dinamização de infraestruturas que promovem a transferência de conhecimentos e tecnologia, como os Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e os Laboratórios Colaborativos (CoLAB).

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO
A Unidade de Políticas Públicas de Inovação tem como prioridade coordenar e acompanhar a execução de programas e estratégias de inovação bem como desenvolver iniciativas de melhoria do funcionamento do Sistema Nacional de Inovação.
PROGRAMAS I&I EUROPEUS

A Unidade de Programas I&I Europeus tem como objetivo aumentar a participação nacional nos programas e plataformas europeias de I&I, nomeadamente nos Pilares II e III do Horizonte Europa, no programa EUREKA e nas iniciativas da Enterprise Europe Network.

SISTEMAS DE INCENTIVOS NACIONAIS

A Unidade de Sistemas de Incentivos Nacionais tem como prioridade gerir, avaliar e acompanhar as operações e capacitar o ecossistema e inovação para acesso eficiente aos instrumentos de apoio ao I&D, no âmbito dos quadros comunitários de apoio PT2020 e PT2030.

Partilhar
Skip to content