CAPACITAÇÃO EM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) desempenham um papel crucial no processo de comercialização da investigação pública. Atuam como organismos intermediários, fazendo a ponte entre a academia e a indústria e permitindo assim a transferência de conhecimento para benefício da sociedade.
Os TTO estão frequentemente envolvidos em várias atividades de transferência de conhecimento e tecnologia, tais como investigação colaborativa, consultoria, spin-offs e start-ups, licenciamento e patenteamento.
A seleção da estratégia de transferência de conhecimento varia de acordo com a natureza do conhecimento transferido, como a sua origem disciplinar, caráter inovador, e o peso dos elementos tácitos e explícitos envolvidos.
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm-se concentrado tradicionalmente na educação e investigação. Contudo, nas últimas décadas, tem sido dado crescente importância à transferência de conhecimento para o setor privado e para a sociedade em geral, designada como a “terceira missão”.
De modo a apoiar o processo de comercialização dos resultados das atividades de investigação e a superar os vários desafios associados, a ANI apoia os TTO no desenvolvimento de novas estratégias de colaboração com investigadores realizando estudos de mercado, monitorizando a evolução da indústria, alavancando redes externas, e utilizando recursos internos para identificar tecnologias com potencial comercial.
A ANI potencia um conjunto de ações intensivas de capacitação e orientação por peritos para apoiar os membros da Rede de TTO no processo de avaliação do potencial comercial dos ativos de PI e no processo de criação de Portfolio de Propriedade Intelectual.
Identificar invenções e tecnologias com potencial comercial
Identificar invenções e tecnologias com potencial comercial é um passo fundamental na construção e gestão de um Portfolio de PI. Isto implica trabalhar com investigadores e outros interessados para identificar e avaliar tecnologias com potencial para serem desenvolvidas em produtos ou serviços que podem ser vendidos no mercado. Com o objetivo de desenvolver esta capacidade, são realizados uma série de workshops focados em apoiar na identificação deste tipo de tecnologias:
- Colaboração com investigadores: Estratégias para trabalhar com investigadores na identificação de tecnologias com potencial comercial, incluindo a realização de reuniões regulares e a promoção de concursos de inovação ou montras tecnológicas.
- Realização de estudos de mercado: Técnicas para a realização de estudos de mercado que visem identificar áreas ou setores de interesse e oportunidades onde podem ser integradas as tecnologias desenvolvidas pelas IES.
- Monitorizar a evolução da indústria: Estratégias para o acompanhamento dos desenvolvimentos das indústrias e tecnologias relevantes, incluindo a participação em conferências das indústrias e a subscrição de publicações setoriais.
- Promoção de redes externas: Técnicas para alavancar redes e relações externas, como por exemplo, parceiros industriais, investidores, ou outras universidades.
- Utilização de recursos internos: Estratégias para a utilização de recursos internos, tais como “olheiros tecnológicos” ou consultores de inovação, para a identificação de tecnologias com potencial comercial.
Com a participação nestes workshops, os TTO adquirem conhecimento e competências importantes que podem utilizar para identificar invenções e tecnologias com potencial comercial e assim construir os seus Portfolios de PI.
A ANI disponibiliza o acesso a mentoria individual com peritos com um profundo conhecimento da indústria e das tendências do mercado, de maneira a apoiar os TTO na identificação de invenções e tecnologias com potencial comercial.
Avaliar o potencial comercial de cada ativo de Propriedade Intelectual (PI)
Com o objetivo de avaliar o potencial comercial dos ativos de PI, a ANI disponibiliza orientação, com peritos em áreas relevantes. A avaliação do potencial comercial dos ativos de PI implica a consulta de peritos na indústria, mas também a realização de estudos de mercado. Os seguintes workshops são promovidos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de avaliação do potencial comercial dos ativos de PI:
- Processo de pedido de patente: Oferece uma visão geral sobre o processo de pedido de patente, nomeadamente sobre como conduzir uma pesquisa de patentes, redigir um pedido de patente, e como utilizar o Instituto Nacional de Patentes Europeu ou outros.
- Proteção Internacional de PI: Oferece uma visão geral sobre o processo de proteção internacional de PI. Inclui temas sobre como obter e manter direitos de PI em múltiplos países e como proteger a PI em transações transfronteiriças.
- Licenciamento de tecnologia: Oferece uma visão geral sobre o processo de licenciamento de tecnologia, incluindo temas como identificar potenciais licenças, negociar e redigir acordos de licença, e gerir as relações de licenciamento.
- Comercialização de PI: Estratégias de comercialização dos ativos de PI, a importância das devidas diligências em matéria de PI para a tomada de decisões de investimento – incluindo como identificar e avaliar os ativos de PI, como avaliar a autoridade e validade dos direitos de PI, e como mitigar os riscos relacionados com a PI.
- Avaliação do Potencial Comercial dos Ativos de PI: Análise aprofundada do processo de avaliação do potencial comercial dos ativos de PI, incluindo formatos para a consulta de peritos da indústria, e como realizar estudos de mercado e identificar potenciais fontes de receitas.
- Comercialização dos ativos PI: Estratégias de comercialização dos ativos de PI, incluindo licenças, empresas comuns e empresas derivadas. Abrangerá igualmente considerações fundamentais para a negociação e a elaboração de acordos de licenciamento eficazes.
- Comercialização e promoção: Estratégias eficazes de comercialização e promoção de ativos de propriedade intelectual; Formas de identificar os mercados-alvo; Como desenvolver materiais de marketing eficazes e mobilizar as redes sociais e outras plataformas digitais.
- Avaliação dos ativos PI: Visão geral sobre o processo de avaliação dos ativos de propriedade intelectual, destacando formas de realizar uma pesquisa de patentes, como avaliar a solidez e a validade dos direitos de propriedade intelectual e como utilizar modelos financeiros para estimar o valor potencial dos ativos.
A ANI confere acesso a sessões de mentoria individual com peritos, com o objetivo de apoiar os TTO nos seus esforços para identificar invenções e tecnologias com potencial comercial e avaliar o potencial comercial de cada ativo de PI. Estes peritos podem disponibilizar informações importantes sobre a procura de produtos ou serviços baseados nos ativos de PI das IES, bem como sobre o panorama concorrencial nos mercados relevantes. Estas informações são essenciais para determinar o potencial comercial de cada ativo de PI e desenvolver estratégias eficazes de comercialização.
O processo de mentoria pode também oferecer orientações sobre como realizar estudos de mercado, identificar potenciais fontes de receitas e desenvolver um plano abrangente de comercialização. O conhecimento especializado e as orientações oferecidas pelos peritos podem ajudar os TTO a compreender melhor a indústria e o mercado e consequentemente a tomar decisões mais informadas sobre a melhor forma de comercializar os seus ativos.
Portefolio de Propriedade Intelectual (PI)
O Portefolio de PI reúne os ativos de propriedade intelectual, como patentes, marcas comerciais, direitos de autor e segredos comerciais, de que as IES são proprietárias. O objetivo é proporcionar uma visão global dos ativos de PI das IES e ajudar os TTO a gerir e a comercializar eficazmente esses ativos.
A ANI apoia os TTO na construção dos Portefolios de PI das IES a que pertencem, o que implica trabalhar de forma colaborativa com peritos, de modo que seja criado um modelo adaptado às necessidades específicas de cada IES.
- Trabalhar com designers: O foco está sobretudo na criação de um layout de apresentação para o portefolio de PI visualmente agradável e de fácil navegação. Devem ser considerados os seguintes elementos: uma interface de fácil navegação, uma formatação clara e objetiva e a utilização de gráficos e outras ferramentas visuais que ajudem na divulgação de informação.
- Trabalhar com peritos: A tónica é colocada principalmente no conteúdo do portefolio, isto é, no tipo de informação que deve ser incluída, as melhores práticas para a organização e apresentação de informações e quaisquer requisitos específicos para a gestão de portefolios de PI nos setores ou mercados relevantes. As orientações dos peritos são especialmente importantes no que diz respeito à avaliação do potencial comercial dos ativos de PI e à compreensão do panorama concorrencial nos mercados relevantes.
Comunicar o valor do Portfolio de Propriedade Intelectual (PI)
A ANI promove desafios de inovação – Open Innovation Challenges, uma forma eficaz de apoiar a comercialização da investigação e da tecnologia e de incentivar a colaboração entre investigadores, líderes da indústria e outras partes interessadas. Esta iniciativa oferece igualmente uma oportunidade para identificar novos negócios e construir relações duradouras. As empresas parceiras dos Open Innovation Challenges apresentam problemas ou desafios que enfrentam e as IES, por sua vez, são desafiadas a apresentar, considerando o seu portefolio de IP, uma tecnologia para os resolver.
Um painel de peritos, incluindo representantes da empresa, da IES e peritos independentes, é responsável por analisar e avaliar as propostas. A solução vencedora recebe financiamento e apoio para trabalhar no projeto específico com a empresa.
Estes desafios são um instrumento importante para a promoção da colaboração entre as IES e a indústria. Constituem uma oportunidade para as empresas partilharem os problemas e desafios que enfrentam. Desta forma permitem às IES, apresentar as soluções tecnológicas que desenvolveram e conhecimento especializado a potenciais parceiros.
Para as empresas é uma forma de acederem a tecnologias de ponta e à investigação das IES, o que pode ajudar a resolver os seus problemas e impulsionar a inovação. A promoção destes desafios pode conduzir à criação de novos produtos, serviços e empresas, o que pode beneficiar a sociedade e a economia no seu conjunto.