Centro Nacional de Coordenação
(NCC-PT)
O NCC-PT desempenha um papel crucial no panorama nacional e europeu de cibersegurança na medida em que contribui ativamente para aumentar a visibilidade dos produtos e serviços de cibersegurança nacionais junto do ecossistema europeu, promovendo assim uma maior soberania digital europeia. Através do NCC-PT, a comunidade nacional pode contar com assistência especializada na disseminação de oportunidades e candidaturas a projetos de financiamento europeu e com o apoio na criação de sinergias com outras entidades europeias.
Vantagens de pertencer à Comunidade:
- Acesso a informação de forma proativa
- Ambiente de partilha de conhecimento e competências
- Networking direcionado
- Aumento de visibilidade e alcance
- Contribuições e suporte ao ECCC e NCCs
- Acesso a assistência especializada
Saiba mais em: https://www.cncs.gov.pt/pt/ncc-pt/
Registe-se na Comunidade enviando um e-mail para ncc.info@cncs.gov.pt
Enquadramento

Com o objetivo de manter a excelência na investigação, aumentar a capacidade e a competitividade da indústria da União Europeia em matéria de cibersegurança, o Regulamento (EU) 2021/887 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio de 2021, procedeu à criação do Centro Europeu de Competências Industriais, Tecnológicas e de Investigação em Cibersegurança (ECCC) e da Rede de Centros Nacionais de Coordenação (NCCs).
Através do ECCC e da Rede de Centros Nacionais de Coordenação pretende-se coordenar as medidas de apoio financeiro relativo a iniciativas da União Europeia em matéria de investigação e desenvolvimento, da inovação, da tecnologia e do desenvolvimento industrial no domínio da cibersegurança, nomeadamente ao abrigo do Horizonte Europa — Programa -Quadro de Investigação e Inovação, criado pelo Regulamento (UE) 2021/695 do Parlamento Europeu e do Conselho de 28 de abril de 2021, e do Programa Europa Digital, criado pelo Regulamento (UE) 2021/694 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2021.
Em cumprimento com o estipulado no Regulamento (EU) 2021/887, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) foi designado como Centro Nacional de Coordenação em Portugal (NCC-PT), atuando em articulação e estreita cooperação com a Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) através de despacho nº 11491/2021 emanado conjuntamente pelos Ministérios da Economia, da Ciência e Ensino Superior e Secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
CONHEÇA TAMBÉM
FÓRUNS INTERNACIONAIS
A Unidade de Assuntos Internacionais contribui com a coordenação de inputs da comunidade nacional em vários fóruns internacionais.
PRINCIPAIS FÓRUNS EM CURSO

Portugal foi convidado pela primeira vez a participar nos 19 grupos de trabalho (GT) do G20, enquanto País Observador, numa oportunidade sem precedentes de valorização do país ao nível das relações internacionais. Para o GT sobre Investigação e Inovação foram contactadas a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI), tendo sido acordado, para Ponto Focal e coordenação dos contributos da comunidade investigação e inovação para os debates do G20, a Unidade de Assuntos Internacionais da ANI.

DIÁLOGO 5+5
A ANI é responsavel pelos contributos sobre inovação para discussões no ambito do grupo para investigação e inovação do dialogo 5+5 coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Grupo Alto Nivel AU-EU – Grupo de Trabalho para a Agenda de Inovação
A ANI é responsavel pelos contributos sobre inovação para as discussões no ambito do grupo nacional para investigação e inovação da parceria União Europeia-União Africana, coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.