Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social

Numa economia e contexto empresarial cada vez mais global e inovadora, a ANI promove diversas iniciativas e prémios para distinguir e premiar a I&D que se faz em Portugal e reconhecer os melhores trabalhos académicos sobre inovação na economia portuguesa em todos os quadrantes e setores.

Da indústria à tecnologia, da saúde à comunicação, da investigação ao empreendedorismo, conheça as diversas iniciativas.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, uma iniciativa dinamizada pela ANI, pretende reconhecer a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal (ou em parceria relevante com entidades nacionais).

Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social 

Prémio de Inovação sobre a Economia Portuguesa

A ANI pretende dar visibilidade à investigação de base académica, realizada em Portugal, sobre inovação e política de inovação, bem como apoiar os trabalhos que contribuem para divulgar as inovações com origem nas empresas e nas entidades de I&D nacionais.

Desta forma, a ANI e o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia (GEE) criaram em 2017 o Prémio de Inovação sobre a Economia Portuguesa para premiar os artigos científicos que contribuam para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política económica em Portugal nas áreas de Inovação Baseada no Conhecimento, nomeadamente a Valorização e Transferência de Tecnologia, a Inovação Colaborativa e o Empreendedorismo de base tecnológica.

Este prémio conta já com 2 edições.

A cobertura mediática sobre Inovação “Made in Portugal” de base científica e tecnológica assume um papel fundamental na promoção de novos produtos, serviços, processos e tecnologias desenvolvidas pelos atores do Sistema Nacional de Inovação, nomeadamente do seu impacto na resolução de problemas reais das empresas e da sociedade, bem como na criação de riqueza.

Premiar os melhores trabalhos publicados nos Órgãos de Comunicação Social sobre este domínio contribui, inquestionavelmente, para a promoção da cultura científica em Portugal.

A primeira edição do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social 2021-2022 vem continuidade à visão e missão do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (2017-2019). Partindo da experiência e do conhecimento adquiridos através da organização das três edições do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação, esta nova distinção procura responder mais eficazmente às especificidades do panorama da Comunicação Social em Portugal.

Esta iniciativa destina-se a premiar a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos sobre inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal (ou em parceria relevante com entidades portuguesas).

Na mesma linha do seu antecessor, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é um meio adequado para:

  • Premiar os trabalhos jornalísticos especializados sobre a área de Inovação de base científica e tecnológica;
  • Aproximar os Órgãos de Comunicação Social e Jornalistas à comunidade científica e tecnológica;
  • Valorizar o tema da Inovação de base científica e tecnológica na comunicação social enquanto um poderoso instrumento de serviço público.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social foi promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa TECH4INNOV que visa a Transferência de Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Vencedores 2021/2022

2022

O prémio relativo à categoria “Imprensa Regional 2022” não foi atribuído devido à falta de peças elegíveis.

2021

  • Audiovisual e Multimédia: Miriam Alves, da SIC, com a peça “Descobridores – Episódio 5”;
  • Imprensa Escrita: Rui da Rocha Ferreira, da Exame Informática, com a peça “Portugal Quântico”;
  • Imprensa Regional: Maria Simiris, do Jornal Barlavento, com a peça “Bake My Dog Happy”.
  • Prémio Carreira: Lourenço Medeiros, SIC

Vencedores 2020

Nacional Escrito, Manuel Pestana Machado, Observador, com a peça “Estes portugueses querem acabar com as caixas de supermercado”.

Nacional Áudio, André Rodrigues, da Rádio Renascença, com a peça “ColRobot quer revolucionar setor automóvel e aeroespacial”.

Regional, Bruno Filipe Pires, do jornal Barlavento com a peça “Marcelo vem conhecer Catamarã eletrosolar algarvio em Vilamoura

Menção Honrosa Academia: Mariana Nogueira Miranda com o trabalho “Tecnologia portuguesa mede radioatividade do Tejo” publicado no Jornal Universitário do Porto.

Menção Honrosa especial ao jornalista Duarte Baltazar, da RTP, pela reportagem “O despertar da Ilha

Prémio de Inovação sobre a Economia Portuguesa (2017-2019)

Em 2017 a ANI lançou o “Prémio de Inovação sobre a Economia Portuguese” tendo como objetivo dar visibilidade à investigação de base académica, realizada em Portugal, sobre inovação e política de inovação, bem como apoiar os trabalhos que contribuem para divulgar as inovações com origem nas empresas e nas entidades de I&D nacionais.

Vencedores 2019

Vencedores 2017

  • “The effect of entrepreneurial origin on firms’ performance: The case of Portuguese academic spinoffs” – Natália Barbosa e Ana Paula Faria;
  • “Absorptive Capacity and Firms’ Generation of Innovation: Revisiting Zahra and George’s Model” – Dina Pereira e João Leitão;
  • “Persistence in innovation and innovative behavior in unstable environments” – Joana Costa, Anabela Botelho e Aurora Teixeira;
  • “The efficiency of Portuguese Technology Transfer Offices and the importance of university characteristics” – Aurora Teixeira e André Monteiro.

CONHEÇA TAMBÉM

Unidades de Negócio

Unidades de Negócio

Observatório

Observatório

Notícias e Eventos

Notícias e Eventos

Partilhar
Skip to content