ENTIDADES PÚBLICAS

O trabalho colaborativo entre entidades públicas e a ANI é fundamental para impulsionar o ecossistema de inovação. Ao investir em inovação, as entidades públicas podem aumentar a eficiência operacional, promover a transparência, resolver problemas complexos, e garantir a sustentabilidade e resiliência das suas operações.

COMPRAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO

As compras públicas poderão ser um instrumento importante de indução de inovação e atividades de I&D, quer nas empresas quer nas entidades públicas compradoras de produtos e serviços.

ENEI 2030 – ESTRATÉGIA NACIONAL DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE

A Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI) foi aprovada em junho de 2022, sucedendo à anterior ENEI (2014).

BIG SCIENCE

A “Big Science” é um conceito que engloba projetos científicos com níveis elevados de ambição e desafio tecnológico, que requerem a coordenação de equipas vastas de cientistas e engenheiros, bem como de investimentos elevados.

ENTERPRISE EUROPE NETWORK – EEN

Portugal faz parte da rede Enterprise Europe Network através do consórcio nacional que agrega 12 entidades desde o Norte ao Algarve e as regiões autónomas da Madeira e Açores.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

A ANI está continuamente a estreitar cooperação com entidades congéneres de países estrategicamente identificados com vista a promover oportunidades de desenvolvimento de projetos conjuntos entre entidades portuguesas e estrangeiras em atividades de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com impacto na internacionalização das empresas e inovações portuguesas.

TAFTIE – Associação Europeia de Agências de Inovação

A ANI integra a Rede Europeia de Agencias de Inovação com o objetivo de partilhar experiências na implementação dos programas nacionais de apoio à I&D, inovação e transferência de conhecimento de base tecnológica.

FÓRUNS INTERNACIONAIS

A ANI contribui com inputs na area da inovação para a discussão em vários fóruns internacionais.

ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS

As Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase real, utilizados para a realização de testes e experimentação, apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes.

CONCURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Uma seleção de concursos nacionais e internacionais que abrem novos horizontes às empresas, centros de investigação e todos aqueles que acreditam que a sua ideia pode transformar o mundo. Prestamos ainda todo o apoio, formação e consultoria na apresentação da sua candidatura.

Partilhar
Skip to content