A ANI desempenha, desde 2019, a função de Industrial Liaison Officer (ILO) para organizações científicas internacionais. CERN, ITER e ESRF são as principais entidades para as quais a agência está mandatada da função de ILO, no âmbito da qual mobiliza as empresas nacionais para a participação no mercado de compras tecnológicas destas organizações de “Big Science”.

A “Big Science” é um conceito que engloba projetos científicos com níveis elevados de ambição e desafio tecnológico, que requerem a coordenação de equipas vastas de cientistas e engenheiros, bem como de investimentos elevados. Para além de CERN, ITER e ESRF, a ANI acompanha mais informalmente a Extreme Light Infrastructure (ELI), a Facility for Antiproton and Ion Research (FAIR) e o Einstein Telescope (ET), e ainda um mercado de compras de dezenas de outras organizações científicas europeias.

O ILO mantém contacto direto com as empresas interessadas neste mercado, distribui-lhes informação relevante sobre oportunidades de negócio, promove ações de informação, visitas técnicas, reuniões e outras formas de
networking, para além de interceder nos fora próprios das respetivas organizações, no sentido de defender os interesses das empresas portuguesas.

Organizações para as quais a ANI desempenha a função de Industrial Liaison Officer: (ILO)

Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN)

CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) é o mais importante centro europeu para a investigação em Física de Partículas. Foi fundado em 1954, tem sede perto de Genebra (CH) e instrumentos científicos instalados num campus na fronteira franco-suíça. Portugal é membro desde 1986, contribuindo atualmente com cerca de 1% do orçamento do CERN e participação científica assegurada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). Toda a informação relevante sobre as compras do CERN pode ser consultada na página dedicada, incluindo todos os “Market Surveys” ativos (para contratos de valor estimado acima de 200,000 Francos Suíços) e a base de dados de fornecedores, onde as empresas interessadas devem registar-se.

International Termonuclear Experimental Reactor (ITER)

O ITER (International Termonuclear Experimental Reactor) é um grande projeto internacional de fusão nuclear, sediado em Cadarache (sul de França). Tem como mebros que reúne a União Europeia, E.U.A., Federação Russa, China, Japão, Coreia do Sul e Índia, sendo que cada um destes membros tem uma agência doméstica para o ITER, responsável pela entrega do seu contributo ao projeto, maioritariamente em géneros (in kind). A agência europeia é a Fusion for Energy (F4E), com sede em Barcelona. As empresas portuguesas podem aceder a contratos por via da agência Europeia, que disponibiliza informação no Portal da Indústria, bem como através da ITER Organization, que disponibiliza informação na página respetiva.

European Synchrotron Radiation Facility (ESRF)

ESRF (European Synchrotron Radiation Facility), situado em Grenoble (FR), é uma das mais avançadas fontes de raios-X do mundo, alojando cerca de 50 linhas de luz experimentais para investigação em materiais e biomoléculas. Portugal é associado científico do ESRF, contribuindo com 1% do orçamento, o que permite às empresas nacionais participarem no mercado de compras. Informações sobre oportunidades comerciais devem ser veiculadas diretamente pelo ILO.

Big Science Portugal

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

A ANI representa Portugal no “Knowledge Transfer Forum” do CERN e acompanha igualmente as atividades de transferência de tecnologia no âmbito dos contratos da agência doméstica europeia para o ITER, Fusion for Energy. Mais informação sobre essas iniciativas pode ser consultada nas ligações abaixo:

CERN Knowledge Transfer

Fusion For Energy Technology Transfer Marketplace

CARREIRAS

Entre os anos de 1993 e 2013, a Agência de Inovação (AdI) coordenou a implementação do programa de Estágios Tecnológicos em Organizações Científicas internacionais (CERN, ESA, ESO). Desde 2014, o acompanhamento desse programa é feito pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa de Estágios Tecnológicos permite a jovens engenheiros passar 1 a 2 anos nas organizações a desenvolver projetos tecnológicos, apoiados pela FCT. Este programa aceita candidaturas tipicamente, no período de setembro/outubro.

Para além do programa nacional de Estágios Tecnológicos, as organizações têm os seus próprios programas, a que estudantes ou jovens investigadores e engenheiros portugueses podem candidatar-se. Para mais informação, consultar as páginas respetivas:

Carreiras no CERN

Estágios no ITER

Estágios no ESRF

CONTACTOS

Saiba como obter todo o acompanhamento e os esclarecimentos especializados. A ANI conta com uma equipa de Coordenadores que estarão sempre disponíveis para o ajudar.

José Antão

+351 93 502 08 17

jose.antao@ani.pt

 

 

CONHEÇA TAMBÉM

Políticas Públicas de Inovação

Políticas Públicas de Inovação

Iniciativas Estratégicas Nacionais

Iniciativas Estratégicas Nacionais

SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

Partilhar
Skip to content