EMPRESAS

A ANI desempenha um papel vital no apoio às empresas portuguesas, proporcionando os recursos e o suporte necessários para que possam inovar, crescer e competir em um mercado global.

Encontre aqui toda a informação sobre os principais concursos nacionais e internacionais, soluções de financiamento, parcerias internacionais, plataformas e centros de colaboração, dados e eventos indispensáveis ao apoio à sua empresa.

INCENTIVOS FISCAIS À I&D EMPRESARIAL

O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à colecta do IRC das despesas com I&D.

HORIZONTE EUROPA

O Horizonte Europa é o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia. Com início a 1 de janeiro de 2021 e conclusão prevista para 31 de dezembro de 2027, tem uma dotação orçamental prevista de 95,5 mil milhões de euros para apoio às atividades de investigação e inovação.

Dados SIFIDE

Consulte todos os principais indicadores, impactos e alcance do Sistema de Incentivos fiscais à I&D sempre atualizados, desde as candidaturas recebidas e provadas ao investimento em I&D apurado e empresas apoiadas.

DADOS HORIZONTE EUROPA

Conheça e consulte todos os principais indicadores do atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia para apoio às atividades de investigação e inovação.

AGENDAS MOBILIZADORAS PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL

Visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva e incentivar o investimento produtivo em áreas de interesse estratégico nacional e europeu.

EMPRESAS 4.0 – INSTALAÇÕES DE TESTE E EXPERIMENTAÇÃO | TEST BEDS

As Test Beds são infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de PME e Startups, em espaço físico ou virtual.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

A ANI está continuamente a estreitar cooperação com entidades congéneres de países estrategicamente identificados com vista a promover oportunidades de desenvolvimento de projetos conjuntos entre entidades portuguesas e estrangeiras em atividades de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com impacto na internacionalização das empresas e inovações portuguesas.

FÓRUNS INTERNACIONAIS

A ANI contribui com inputs na area da inovação para a discussão em vários fóruns internacionais.

REDE DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO – TTO

Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) são as estruturas responsáveis pelas atividades de transferência e de valorização tecnológica, assumindo um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios das Instituições de Ensino Superior nacionais (IES).

NÚCLEOS DE I&D EM COPROMOÇÃO

O Sistema de Incentivos “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico”, para estimular o investimento empresarial em matéria de I&D, prevê apoiar projetos de criação e dinamização de um “Núcleo de I&D em Copromoção” envolvendo recursos humanos qualificados, originários de vários copromotores, nomeadamente, entidades não empresariais do Sistema de I&I.

NORMALIZAÇÃO SETORIAL PARA A INOVAÇÃO – ONS

A normalização setorial para a inovação refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de padrões específicos que regem o uso e a aplicação de investigação, desenvolvimento e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).

IPCEI – PROJETOS IMPORTANTES DE INTERESSE COMUM EUROPEU

Os Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu (IPCEI) são instrumentos estratégicos para a implementação da Estratégia Industrial da União Europeia (UE).

ENEI 2030 – ESTRATÉGIA NACIONAL DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE

A ENEI assume uma importância estratégica, constituindo-se como agregador de uma estratégia nacional para uma especialização inteligente e forma de promoção da inovação.

POLOS DE INOVAÇÃO DIGITAL | DIH

Os Polos de Inovação Digital (Digital Innovation Hubs – DIH) são estruturas que visam a centralização de um conjunto de serviços de apoio à transição digital das empresas, em condições mais acessíveis, focando este processo em 3 tecnologias disruptivas: IA, HPC e Cibersegurança.

ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS

As Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase real, utilizados para a realização de testes e experimentação (apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes)

REDE CoLAB

Os CoLAB são entidades que prosseguem agendas próprias de investigação e de inovação, com ênfase em conhecimento proprietário e especializado, em estreita colaboração dos seus membros.

REDE CTI

Os Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) ajudam as empresas a identificar as necessidades do mercado e, através de investigação, a aplicar tecnologias inovadoras para dar resposta a esses desafios e aumentar a eficácia.

EUREKA & EUROSTARS

O objetivo da Rede Eureka é promover o crescimento de start-ups, PMEs, grandes empresas, centros de investigação e universidades através do financiamento e apoio à cooperação internacional em I&D e fornecendo serviços de preparação para acesso a investimento.

THE EUROPEAN CHIPS ACT

O objetivo do regulamento proposto é reforçar o ecossistema europeu de semicondutores, aumentar a segurança do aprovisionamento de semicondutores da UE e desenvolver novos mercados para tecnologias europeias de vanguarda.

Skalet2ct

O objetivo geral do SKALE2CT é capacitar as organizações públicas e intermediárias para melhorar ou implementar de novos instrumentos e políticas que promovam a expansão dos recursos e serviços de aceleração de startups e scale-ups, promovendo o crescimento das micro e PME e, consequentemente, maior competitividade. Visa abordar, em particular, setores emergentes como a saúde (biotecnologia e biociências) e o digital (Integilência Artificial, big data,…)

Portugal 2030

O Portugal 2030 materializa o Acordo de Parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia, que fixa os grandes objetivos estratégicos para aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 23 mil M€, em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.

CONCURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Uma seleção de concursos nacionais e internacionais que abrem novos horizontes às empresas, centros de investigação e todos aqueles que acreditam que a sua ideia pode transformar o mundo. Prestamos ainda todo o apoio, formação e consultoria na apresentação da sua candidatura.

Partilhar
Skip to content