STARTUPS
Para a ANI, as startups são motores de inovação, competitividade nacional, crescimento económico e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Do financiamento inicial à expansão para novos mercados, estabelecimento de parcerias internacionais, incubação de projetos ou à capacitação das equipas, encontre toda a informação necessária para o sucesso da sua startup.
APOIO ÀS STARTUPS DEEP TECH
As empresas Deep Tech são uma oportunidade de excelência para gerar inovação disruptiva e reter e atrair talento. Esta oportunidade foi reconhecida a nível europeu com a criação de um instrumento especialmente dedicado a este tipo de empresas – o EIC Accelerator.
VOUCHER DEEP TECH: AVANÇO NA MATURIDADE TECNOLÓGICA
Com o Programa Acelerar a Economia, o Governo pretende alavancar a tecnologia e a inovação, com vista a estimular o crescimento e a capacitação de startups em Portugal e fomentar o investimento no ecossistema de startups deep tech.
MECANISMO PLUG IN: ACESSO AO EIC ACCELERATOR
O Mecanismo Plug In é uma novidade no Horizonte Europa, aplicável a empresas que pretendam apresentar candidatura ao EIC Accelerator decorrentes de resultados financiados através do programa nacional certificado “SIID_ID EMPRESARIAL – Projetos Demonstradores (Individuais ou Co-promoção)”.
CONCURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Uma seleção de concursos nacionais e internacionais que abrem novos horizontes às empresas, centros de investigação e todos aqueles que acreditam que a sua ideia pode transformar o mundo. Prestamos ainda todo o apoio, formação e consultoria na apresentação da sua candidatura.
INCENTIVOS FISCAIS À I&D EMPRESARIAL
O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à colecta do IRC das despesas com I&D.
ENTERPRISE EUROPE NETWORK – EEN
Portugal faz parte da rede Enterprise Europe Network através do consórcio nacional que agrega 12 entidades desde o Norte ao Algarve e as regiões autónomas da Madeira e Açores.
HORIZONTE EUROPA
O Horizonte Europa é o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia. Com início a 1 de janeiro de 2021 e conclusão prevista para 31 de dezembro de 2027, tem uma dotação orçamental prevista de 95,5 mil milhões de euros para apoio às atividades de investigação e inovação.
CALL INNOV-ID
A Call INNOV-ID, que vai já na sua 4ª edição, resulta numa parceria entre a Portugal Ventures e a ANI, tem como missão responder a uma falha de mercado no acesso a investimento em startups em fase pre-seed, cuja tecnologia está desenvolvida, mas encontra-se ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit com potencial de crescimento e escalabilidade no mercado global.
REDE DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO – TTO
Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) são as estruturas responsáveis pelas atividades de transferência e de valorização tecnológica, assumindo um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios das Instituições de Ensino Superior nacionais (IES).
AGENDAS MOBILIZADORAS PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL
Visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva e incentivar o investimento produtivo em áreas de interesse estratégico nacional e europeu.
EMPRESAS 4.0 – INSTALAÇÕES DE TESTE E EXPERIMENTAÇÃO | TEST BEDS
As Test Beds são infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de PME e Startups, em espaço físico ou virtual.
EMPRESAS 4.0 –POLOS DE INOVAÇÃO DIGITAL | DIH
Os Polos de Inovação Digital (Digital Innovation Hubs – DIH) são estruturas que visam a centralização de um conjunto de serviços de apoio à transição digital das empresas, em condições mais acessíveis, focando este processo em 3 tecnologias disruptivas: IA, HPC e Cibersegurança.
ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS
As Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) consistem em ambientes físicos, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase real, utilizados para a realização de testes e experimentação, apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes.
Skalet2ct
O objetivo geral do SKALE2CT é capacitar as organizações públicas e intermediárias para melhorar ou implementar de novos instrumentos e políticas que promovam a expansão dos recursos e serviços de aceleração de startups e scale-ups, promovendo o crescimento das micro e PME e, consequentemente, maior competitividade.
NORMALIZAÇÃO SETORIAL PARA A INOVAÇÃO – ONS
A normalização setorial para a inovação refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de padrões específicos que regem o uso e a aplicação de investigação, desenvolvimento e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).
THE EUROPEAN CHIPS ACT
O objetivo do regulamento proposto é reforçar o ecossistema europeu de semicondutores, aumentar a segurança do aprovisionamento de semicondutores da UE e desenvolver novos mercados para tecnologias europeias de vanguarda.
BORN FROM KNOWLEDGE (BFK)
O Born from Knowledge (BfK) é um Programa promovido pela Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI), que ambiciona promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal.
PARCERIAS INTERNACIONAIS
A ANI está continuamente a estreitar cooperação com entidades congéneres de países estrategicamente identificados com vista a promover oportunidades de desenvolvimento de projetos conjuntos entre entidades portuguesas e estrangeiras em atividades de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, com impacto na internacionalização das empresas e inovações portuguesas.
FÓRUNS INTERNACIONAIS
A ANI contribui com inputs na area da inovação para a discussão em vários fóruns internacionais.