O projeto OCEANIC desenvolveu revestimentos de proteção para dispositivos de energias renováveis oceânicas com o objetivo de aumentar a sua fiabilidade e o seu tempo de vida (revestimento OCEANIC). Para alcançar este propósito, foi utilizada uma nova técnica emergente do setor dos transportes marítimos que evita a incrustação de organismos marinhos através da emissão vestigial de biocida orgânico. O projeto OCEANIC pretende fundir esta nova técnica anti-incrustação com uma técnica anti-corrosão já estabelecida no mercado, o revestimento de alumínio por pulverização térmica.
Promotores:
Problemas que veio resolver:
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
- Fundir uma nova técnica anti-incrustação com uma técnica anti-corrosão já estabelecida no mercado, o revestimento de alumínio por pulverização térmica, e alcançar um sistema de proteção único que permita obter proteção a longo prazo contra a colonização e corrosão.
Benefícios práticos para a sociedade:
Após a conclusão do OCEANIC foram alcançados vários benefícios, tais como:
- Mapeamento das diferentes pressões provocadas pela colonização e os seus potenciais efeitos corrosivos em diferentes locais de teste Europeus.
- Base de dados Europeia com a distribuição geográfica e dados qualitativos e quantitativos dos principais colonizadores, de forma a dar apoio ao setor das Energias Renováveis Marinhas e outras indústrias a atuar no meio marinho