O Sonae Campus, parque empresarial onde está localizada a sede do grupo Sonae, vai abrir as portas às comunidades científica-tecnológica, universidades, startups e todas as empresas interessadas em testarem e avaliarem as suas soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real.
Esta iniciativa, denominada Social Innovation and Open Community Lab, surge no âmbito do projeto europeu PROBONO e integra o Porto Living Lab, que tem como missão implementar soluções integradas de biodiversidade e de energia, eficientes e sustentáveis, para promover e facilitar a transição energética e a descarbonização das empresas e dos países.
O teste de novas soluções em temas de sustentabilidade, com foco em energia, biodiversidade e circularidade, beneficiando dos edifícios, infraestruturas e soluções sustentáveis do Sonae Campus é o objetivo. Os interessados podem submeter as suas candidaturas online até ao dia 11 de junho de 2024. Estima-se que cada projeto tenha uma duração máxima de 6 meses, uma vez que o objetivo desta iniciativa é testar e avaliar novas soluções com um elevado nível de maturidade, ao invés do seu desenvolvimento.
O júri que irá avaliar as candidaturas está dividido em três áreas: Energia Sustentável, Ambiente e Biodiversidade e, por fim, Economia Circular.
O PROBONO, foi um dos três selecionados entre as 115 propostas apresentadas a concurso para o Programa-Quadro Horizonte 2020 LC-GD-4-1-2020: “Building and renovating in na energy and resource efficent way”. O orçamento total ascende a 25.020.040,89€ para o período de 2021-2026. Estão contemplados 47 parceiros de 15 países, sendo que em Portugal integra entidades do universo de empresas Sonae.
Este projeto recebe financiamento do projeto de investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia e do Pacto Ecológico Europeu, do qual a ANI foi o Ponto de Contacto Nacional.
Consulte mais informações aqui. Regulamento disponível aqui.