Futuro do setor agroalimentar em debate na Universidade de Évora

10.Mar.2025

13 de março | Universidade de Évora, Colégio de Espírito Santo

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento organiza, no dia 13 de março, às 14h, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, o seminário O futuro do setor agroalimentar no contexto dos desafios sociais e climáticos. O evento pretende fomentar o debate sobre o papel da investigação e inovação na adaptação da agricultura e da alimentação face às mudanças climáticas e económicas globais, contando com a participação de especialistas do setor, académicos e representantes de entidades nacionais e europeias.

A iniciativa surge no seguimento do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura da União Europeia (Strategic Dialogue on the Future of EU Agriculture), cujo relatório final, apresentado à Comissão Europeia em setembro de 2024, aponta recomendações estratégicas para tornar os sistemas agrícolas mais resilientes e sustentáveis. O documento terá um impacto direto na futura Política Agrícola Comum (PAC) e será considerado na definição da visão europeia para o setor alimentar.

A ANI integra a mesa-redonda do evento, contribuindo com a sua experiência no apoio às empresas do setor agroalimentar e na promoção de soluções inovadoras para os desafios da transição climática, digitalização e sustentabilidade. A intervenção destacará o papel da ANI na dinamização do ecossistema de inovação nacional e na implementação de políticas e programas que facilitam o acesso das empresas a financiamento e conhecimento tecnológico. Serão ainda partilhados exemplos nacionais onde a inovação contribui já para alguns destes desafios.

A sessão de encerramento contará com as intervenções de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, e Fátima Baptista, Diretora do MED.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até 10 de março.

Consulte a agenda aqui.

Inscrições aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

Skip to content