2.º cut-off: 12 de fevereiro
A EIT Urban Mobility divulgou a data do 2.º cut-off do concurso europeu Strategic Innovation Open Call: 12 de fevereiro. Esta é uma oportunidade para a apresentação de propostas que acelerem a implementação de soluções impactantes para os desafios mais prementes da mobilidade urbana.
O programa pretende apoiar projetos ambiciosos e críticos para o mercado, que possam dar resposta a desafios reais identificados pelas cidades, autoridades públicas e operadores de mobilidade.
A EIT Urban Mobility pretende reduzir riscos no desenvolvimento e permitir a implementação em larga escala, apoiando soluções com um caminho claro para o mercado e potencial para escalar em toda a Europa.
Áreas estratégicas:
- Logística urbana;
- Transporte público;
- Gestão de dados de mobilidade;
- Eletrificação de transportes e combustíveis alternativos;
- Saúde e mobilidade.
Com um orçamento total estimado de 60 milhões de euros para 2026-2028, cada projeto poderá receber até 2 milhões de euros, cobrindo até 65% dos custos elegíveis, com uma taxa mínima de cofinanciamento de 35%. As candidaturas devem ser apresentadas por consórcios compostos por, no mínimo, duas entidades jurídicas independentes, estabelecidas em dois Estados-Membros da UE diferentes ou países associados ao Horizonte Europa. Mais informações aqui.
Quer criar/integrar um consórcio e precisa de ajuda? Contacte a equipa EEN-ANI (een-portugal@ani.pt).
As propostas devem ser submetidas através da plataforma da EIT Urban Mobility, até às 16h00 (UTC) do dia 12 de fevereiro.
Para mais informações, consulte o Manual da Call e a página do concurso no website da EIT Urban Mobility.

