O projeto 3D.Carbide teve como objetivo desenvolver a fabricação aditiva (AM-Additive Manufacturing) para aplicação na indústria de componentes em metal duro, apresentando-se como uma tecnologia bastante promissora para componentes funcionais de elevado valor acrescentado, produzidos em pequenas séries.
Promotores:
• DURIT;
• BEEVERYCREATIVE;
• Universidade de Aveiro;
• Centro de Interface CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
• Diminuição do processo de produção e respetivos custos;
• Aumento da taxa de uso matéria-prima, diminuindo os custos associados à necessidade de recuperação de matéria-prima resultante dos processos de maquinação.
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do 3D.Carbide foram alcançados vários benefícios, tais como:
• Para a empresa coordenadora, possibilidade de obter um produto fábrica aditivamente com a qualidade idêntica ao obtido pela via convencional;
• Para a empresa de equipamentos de impressão 3D, a tecnologia desenvolvida provou ser válida, e este resultado permitirá, no futuro, ajudar a alavancar negócio nos segmentos profissionais e industriais
