A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) estão a organizar o primeiro hackathon virtual em Portugal, intitulado “EU Sparks for Climate”. Com lugar de 12 a 15 de junho, o seu objetivo é desenvolver soluções inovadoras, tecnológicas e sociais para combater alterações climáticas.
De maio a junho de 2024, serão realizados no total mais de 22 hackathons locais virtuais em países da União Europeia, no âmbito da Missão Europeia Adaptação às Alterações Climáticas, acompanhada pela ANI. A iniciativa convida a participação de cidadãos e investigadores de todos os Estados-Membros e países associados.
Os cidadãos interessados devem apresentar um desafio climático considerado relevante para a sua comunidade, cidade ou região. Os investigadores são convidados a partilhar a sua experiência para colaborar no desenvolvimento de soluções.
As equipas vencedoras de todos os hackathons locais irão receber formação e orientação, inseridas no programa desenvolvido especificamente para se continuar a desenvolver as ideias e competir num hackathon europeu final, em outubro de 2024.
A cada uma das três equipas vencedoras será atribuído um prémio monetário de 5.000€, mentoria personalizada, apoio para uma campanha de crowdfunding, acesso à rede de investidores-anjo e apoio para expandir a sua solução.
As inscrições para o hackathon virtual nacional já se encontram abertas aqui. Convidam-se os cidadãos e investigadores portugueses a participarem.
Para mais informações, entrar em contacto através do email geral@cim-regiaodecoimbra.pt.
O EU Sparks for Climate é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia e implementada pela Barrabés.biz, em colaboração com a Energy Cities, a European Association of Development Agencies, a European Citizen Science Association e a Eurocrowd.