A Comissão Europeia (CE) lançou as estratégias para acelerar Inteligência Artificial (IA) na indústria e na ciência que integram os compromissos assumidos no AI Continent Action Plan, iniciado em abril de 2025, e reforçam a ambição da União Europeia em liderar o setor da inteligência artificial à escala global.
O objetivo das novas estratégias é consolidar a posição da Europa, enquanto líder na aplicação e desenvolvimento de IA, em setores estratégicos e promover a excelência científica baseada em IA.
Estratégia Apply AI
A estratégia Apply AI é direcionada a setores estratégicos, para reforçar a competitividade e a soberania tecnológica europeia.
Propõe medidas de incentivo à adoção de inteligência artificial nos setores público e privado, abrangendo diversas áreas, desde a saúde, defesa, comunicações, energia, mobilidade, manufatura, construção, agroalimentar e cultura.
As PMEs receberão apoio específico, serão implementados centros avançados de triagem equipados com IA para a saúde, e o desenvolvimento de modelos avançados direcionados em diferentes setores, tendo a Comissão Europeia mobilizado 1Mil Milhões de euros para apoiar estas iniciativas.
Esta estratégia funcionará paralelamente à ao Forum Apply AI Alliance e ao AI Observatory, que junta indústria, setor público, academia e sociedade civil, na coordenação e monitorização das tendências de IA.
Saiba mais: European Strategy for Artificial Intelligence in Science
Estratégia AI in Science
A estratégia AI in Science visa posicionar a União Europeia como centro de inovação científica baseada em IA, incluindo ainda medidas para apoiar a integração e gestão de dados estratégicos.
Será posta em prática através de um conjunto de ações pensadas para atrair talento, com financiamento para redes de excelência e formação de especialistas, e com reforço do acesso a centros de computação à investigação.
Com investimento de 600 milhões de euros provenientes do Horizonte Europa destinados à infraestrutura de computação para investigadores e start-ups, onde o objetivo é duplicar o investimento anual da União Europeia em IA para a ciência, ultrapassando os 3 mil milhões de euros.
Ainda durante o mês de outubro, a Comissão Europeia vai apresentar, a Data Union Strategy, que vai alinhar as políticas de dados às necessidades das empresas, do setor público e da sociedade. Está marcado para novembro, em Copenhaga, a cimeira AI in Science Summit, onde serão lançadas novas iniciativas e apresentado o piloto do instituto europeu virtual RAISE.
Saiba mais: Apply AI Strategy