O projeto CHIC teve como objetivo desenvolver uma ferramenta para referenciação de objetos sonoros inseridos em um ambiente de realidade virtual. Ao incorporar um motor de modelação de salas e auralização, disponibiliza-se um output áudio em formato ambisonic. O objetivo é auxiliar os storytellers no processo criativo de edição de vídeo em formato 360, potenciando que o áudio adjacente ao produto final seja usado como um suporte ao novo paradigma de narrativas em formatos imersivos.
Promotores:
Problemas que veio resolver
Os desenvolvimentos operados no âmbito deste projeto permitiram, entre outras coisas:
- Simplificação do processo criativo no uso de som espacializado como suporte a um novo paradigma de narrativa em conteúdos imersivos;
- Disponibilização de uma solução integrada para modelação de salas, manipulação de objetos sonoros e erados de áudio ambiosonics.
Benefícios práticos para a sociedade
Após a conclusão do CHIC foram alcançados vários benefícios, tais como:
- A compatibilidade com o popular software de edição de vídeo Adobe Premiere, contrariando a escassez de soluções integradas no uso deste software para geração de áudio imersivo;
- Esta tecnologia inovadora permitiu, às pequenas e médias produtoras de conteúdo audiovisual, a capacidade de produção de conteúdo imersivo, resultando num aumento de competitividade no setor.
