ANI esteve presente na Conferência “IA – Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal” promovido pela APDSI

10.Out.2024

A APDSI promoveu a Conferência “IA – Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal”, que teve lugar no dia 4 de outubro, e contou com a participação de Sílvia Garcia e Helena Costa, da ANI.

O impacto da Inteligência Artificial será de grande expressão na sociedade, no mundo do trabalho, da saúde, do ensino, dos transportes, da cultura e da expressão artística, entre muitos outros, com um enorme impacto na economia de todos os países.

Acresce que a recente legislação europeia aprovada há poucos meses, o AI Act, a primeira regulação a nível mundial, aprovada para definir os limites das aplicações da Inteligência Artificial, trará rapidamente requisitos legais e institucionais que o nosso país terá de cumprir a breve trecho. Do ponto de vista da APDSI, é necessário juntar os esforços individuais de tantos organismos públicos, e privados, que estão atentos ao progresso da Inteligência Artificial, mas cujos esforços esporádicos e parciais, embora de grande utilidade, possam não ter a força de uma verdadeira agenda, coordenada e alinhada.

Deste modo, a conferência “IA – Um modelo de governance e uma estratégia para Portugal”, no Salão Nobre da Imprensa Nacional, na Casa da Moeda, juntou as ações de instituições como a ANI, INCoDe.2030, FCT, AMA, INCM, entre muitas outras instituições públicas, mas também do setor privado, com o desejo de as transformar num desígnio, que possa surgir da iniciativa do Governo nacional.

O objetivo deste debate foi criar pontes entre as instituições, que já são agentes ativos desta transformação, exortando-as a juntar os seus esforços na implementação de um plano nacional cujas orientações, esperamos, possam emanar do Governo.

Esteve também presente a Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva e a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Sofia Mota, Presidente Diretor-Geral da Agencia Espanola de Supervisión de la Inteligencia Artificial (AESIA), Ignasia Belda e Maria Joao Graça, Vogal do Conselho Diretivo do IPQ.

Pode consultar o programa aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

Skip to content