O Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolheu, no dia 28 de outubro, o 1.º Encontro Ibérico de Normalização, uma iniciativa conjunta com a Asociación Española de Normalización (UNE), que teve lugar no Auditório Ricardo Fernandes, no IPQ | Caparica.
Sob o tema “Parcerias para um Mercado Digital Sustentável e Competitivo”, o encontro integrou as comemorações do Dia Mundial da Normalização, dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para a Implementação dos ODS, reunindo cerca de 300 participantes. Estiveram presentes representantes empresariais, técnicos e institucionais de Portugal e Espanha, incluindo diversas empresas espanholas, num debate centrado nos desafios da transição digital e sustentável.
O Passaporte Digital de Produto (PDP), projeto estratégico da União Europeia (UE) que visa reforçar a rastreabilidade, circularidade e conformidade regulatória ao longo do ciclo de vida dos produtos, assumiu o papel central do encontro, ilustrando a importância da normalização enquanto ferramenta essencial para a sustentabilidade e competitividade industrial.
A ANI participou na qualidade de vogal da CT 228 Comissão Técnica de Normalização Portuguesa dedicada ao “Passaporte Digital de Produto”, CT presidida e secretariada pela GS1 Portugal, acompanhando os desafios de implementação do PDP, apresentados pela CE – DG Grow e por especialistas nacionais e internacionais, dos setores da construção e metalurgia, têxtil e baterias.
Mais informações aqui.


