Vencedoras são conhecidas em junho de 2026
A Comissão Europeia (CE) divulgou as 18 semi-finalistas do European Prize for Women Innovators 2026, uma iniciativa do European Innovation Council (EIC) em parceria com o European Institute of Innovation and Technology (EIT), que reconhece mulheres empreendedoras com soluções inovadoras de impacto económico e social na Europa.
Os projetos das candidatas portuguesas abrangem áreas como tecnologia, saúde e sustentabilidade, incluindo plataformas digitais, tecnologias ambientais e métodos inovadores na área da saúde, mostrando a presença do talento nacional no ecossistema europeu de inovação.
Entre as 18 semi-finalistas destacam-se 3 representantes nacionais, Sónia Ferreira (fundadora da BestHealth4U), Neide Vieira (co-fundadora da IPLEXMED) e Ella Frances Cullen (cofundadora e Chief Marketing Officer da Minespider).
O prémio distingue três categorias:
- Women Innovators Prize, para fundadoras de empresas consolidadas;
- Rising Innovators Prize, para inovadoras com menos de 35 anos;
- EIT Women Leadership Prize, para mulheres líderes em projetos promovidos pelo European Institute of Innovation and Technology (EIT).
A final do prémio será terá lugar no European Innovation Council Summit, em junho de 2026.
Em Portugal, o Pilar III do Horizonte Europa, programa no qual está inserido O European Innovation Council, é acompanhado pela ANI.


