Já é conhecido o vencedor do prémio Born from Knowledge atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da iniciativa BfK Awards e da parceria com o Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods. O snack de beterraba, desenvolvido para atletas de competição, Beeta, é um produto inovador, que explora todas as propriedades benéficas da beterraba

Este reconhecimento da ANI é conferido ao projeto académico que mais se destaca pela sua base tecnológica e potencial inovador. Além da distinção, a equipa receberá a “Árvore do Conhecimento”, um prémio monetário de 1 000 € e um voucher para cobrir a viagem da equipa à feira SIAL Paris em Paris, França, que irá decorrer em outubro 2024. O troféu, a Árvore do Conhecimento, relaciona a arte com a tecnologia, expressando os valores da excelência científica e da relevância social e económica.
A Beeta nasce pela necessidade de ter um produto com a dose certa de nitratos, uma formulação baseada na evidência, prática e saborosa, tudo isto a um preço acessível”, referiu João Cabral e acrescentou ainda que “o prémio Born from Knowledge é um grande orgulho, pois reconhece todo o esforço realizado ao longo dos últimos meses para que a Beeta fosse efetivamente baseada no conhecimento e com impacto na vida dos consumidores, os atletas.
Estamos confiantes que, com o apoio da ANI, o nosso produto e futura StartUp serão muito bem-sucedidos e reconhecidos por todos os atletas.”Existe igualmente uma aposta na sustentabilidade e inovação, utilizando-se matérias-primas que não são passíveis de venda em superfícies de retalho alimentar e embalagens feitas de PBAT ou PLA, materiais provenientes de fontes renováveis e recicláveis.
O transporte das Beeta será realizado em caixas de plástico rígido reutilizáveis, promovendo a redução do desperdício.
“Este prémio é um testemunho da capacidade de inovação e da excelência dos nossos jovens talentos. A Beeta é um exemplo inspirador de como a investigação e o desenvolvimento tecnológico podem criar produtos sustentáveis e benéficos para a saúde e serem inovadores num mercado em expansão, tanto em Portugal como fora do país.,” salienta António Grilo, presidente da ANI.
Desde 2017, a ANI já premiou mais de 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) através do programa Born from Knowledge. Muitos deles são já símbolos da inovação nacional em Portugal e internacionalmente.