A Comissão Europeia tem vindo a apresentar casos de sucesso do Programa Europa Digital (DIGITAL), um programa da UE que visa integrar a tecnologia digital nas empresas, serviços públicos e na vida quotidiana.
Foca-se em seis grandes áreas transversais: computação de alto desempenho, IA, cibersegurança, competências digitais, adoção generalizada do digital e semicondutores. O programa dinamiza tecnologias digitais, colabora com entidades europeias para criar soluções práticas e oferece resultados que aumentam a independência digital e a competitividade da Europa.
No âmbito do trabalho desenvolvido pela ANI na representação nacional para o Programa Europa Digital, temos destacado projetos com a participação de organizações nacionais, focados na dinamização da I&D de novas soluções digitais.
O Programa Digital Europe (DIGITAL) está a financiar a implementação da Carteira de Identidade Digital da EU, através de projetos-piloto em larga escala. Projetos como o “Potential” estão a testar a carteira digital em vários cenários do dia-a-dia, promovendo a inovação e a colaboração em toda a Europa. Com um período de duração entre 2022 e 2025 e financiamento de 46 milhões de euros para 4 projetos-piloto, estão a participar 20 países, 2 coordenadores e 18 parceiros.
O projeto “Potential”, com quase 17 do total de 40 milhões de euros para financiamento, testa seis casos de aplicação: serviços de eGovernance, abertura de conta bancária transfronteiriça, registo de cartão SIM online, carta de condução digital, assinatura eletrónica qualificada e receita eletrónica, todos aceites em qualquer país da UE.
Participação nacional:
Neste projeto participam cinco organizações nacionais que captaram cerca de 1,1 milhões de euros. São elas a Agência para a Modernização Administrativa, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Instituto dos Registos e do Notariado, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Impacto e Futuro:
Os pilotos desenvolvidos visam melhorar a segurança, interoperabilidade e design da carteira digital. Espera-se que sejam envolvidos mais de 7.000 utilizadores e se realizem mais de 70.000 transações, promovendo um acesso seguro e eficiente a serviços digitais em toda a UE. Florent Tournois, coordenador do consórcio Potential, está confiante no projeto: “Potential prepara o terreno para aproximar os cidadãos europeus, facilitando os processos de identificação diários”.
Fique a conhecer a Potential.