PROCURE+I PARTICIPA NO FÓRUM DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE

14.Set.2023

Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em parceria com a APORMED e com a Microsoft, organizaram o Fórum de Inovação e Tecnologia em Saúde. Este evento decorreu a 23 de junho, pelas 14h, na sede da Microsoft, no Parque das Nações, em Lisboa.

Esta iniciativa tinha como objetivo principal contribuir para a discussão associada à gestão dos equipamentos e dispositivos médicos, promovendo a partilha de boas práticas e a procura por soluções que permitissem alcançar os melhores padrões de excelência, qualidade e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Na edição deste ano, o convite foi dirigido ao PROCURE+i, representado por Luís Ferreira, da ANI, para debater, em mesa-redonda, os temas das Compras Públicas de Inovação em Saúde, sob o tópico “Compras baseadas em valor: entre a necessidade e a utopia”.

Segundo Luís Ferreira, é necessário fazer o exercício de como identificar uma necessidade não satisfeita e encontrar soluções para ajudar a indústria e o mercado. Uma necessidade não satisfeita é uma necessidade que uma entidade identifica e que o mercado não resolve. No contexto de uma contratação pública de inovação, ela parte sempre desta primeiro premissa e pelos seguintes pontos: quando o mercado não resolve porque do ponto de vista do desenvolvimento do produto ou serviço, ele não existe, e, portanto, não satisfaz inteiramente a necessidade, ou quando satisfaz, mas o setor não consegue pagar, devido aos preços incomportáveis, ou quando apresenta risco. A partir destes três contextos é possível identificar uma necessidade não satisfeita.

Os temas foram debatidos por dois painéis de comentadores, que contaram com a presença dos principais stakeholders da área: Ordens Profissionais, Administradores Hospitalares, INFARMED, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, ANI, Associações de Doentes e representantes da Indústria.

Consulte o programa do evento, aqui.

Houve também a apresentação do Projeto Vencedor da 1.ª Edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, cujo objetivo é reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde, apoiando as equipas de desenvolvimento para que possam contribuir nos processos de transformação das suas organizações.

Consulte mais informação sobre esta iniciativa, aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

Skip to content