Entidades nacionais participam em 16% do total de projetos aprovados com uma pontuação de excelência
Os resultados do concurso do EIC (Conselho Europeu de Inovação) Pathfinder Open 2025, que encerrou em maio, acabam de ser comunicados. Este ano, o número de propostas submetidas globalmente duplicou face aos concursos anteriores, aumentando ainda mais a exigência das candidaturas. A participação nacional também acompanhou este crescimento. Das 2069 propostas avaliadas (316 a nível nacional), foram financiados 44 projetos. Os candidatos nacionais são principalmente organismos de ensino superior e instituições de investigação, envolvendo ainda cerca de 25% de empresas inovadoras.
A nível nacional, um total de 7 projetos com entidades nacionais obtiveram financiamento, representando 16% dos 44 projetos aprovados. As 8 instituições envolvidas captaram cerca de 4.2 milhões de euros para Portugal (atingindo uma taxa de sucesso de propostas de 2.22% – acima da média europeia de 2.13%). Destaque para o projeto “VacciNEXT”, coordenado pela BASINNOV LIFE SCIENCES UNIPESSOAL LDA.
O Pathfinder é um dos 3 instrumentos do Programa European Innovation Council dedicado a apoiar projetos de I&D dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e soluções científicas avançadas, inovadoras e disruptivas, com potencial para criar mercados e/ou enfrentar os desafios globais, e em estágio inicial de maturidade.