Nova proposta financeira da UE garante futuro do Horizonte Europa até 2034

18.Jul.2025

Proposta da Comissão Europeia prevê duplicar o orçamento do programa para 175 mil milhões de euros

A Comissão Europeia apresentou, a 16 de julho, a proposta para o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2028-2034, com um orçamento global de 2 biliões de euros. Entre as prioridades está garantida a continuidade do Horizonte Europa, com a mesma denominação, como principal programa de financiamento à investigação e inovação da União Europeia.

Segundo a Comissão, o Horizonte Europa (2028-2034) pretende impulsionar a produtividade e a competitividade da Europa, enquanto promove a investigação científica e o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas críticas como a transição verde e digital, a saúde, a mobilidade, a segurança e a competitividade industrial. A proposta da Comissão Europeia duplica o orçamento do Horizonte Europa para o próximo QFP com um envelope previsto de 175 mil milhões de euros.

A proposta reforça o papel do Horizonte Europa no que respeita à posição cimeira da União Europeia ao nível científico e tecnológico, através de investimentos estratégicos em ciência de excelência, com o apoio ao Conselho Europeu de Investigação, às bolsas Marie Skłodowska-Curie, às infraestruturas de investigação e à inovação disruptiva, com destaque para o Conselho Europeu de Inovação.

O programa visa também dar resposta a desafios globais, tais como as alterações climáticas, a energia, a alimentação e a saúde, bem como, promove, ao mesmo tempo, o alargamento da participação e o reforço do Espaço Europeu da Investigação.

Com estas medidas, o novo Horizonte Europa irá contribuir para a criação de emprego altamente qualificado, para o aumento do retorno económico e para o fortalecimento da autonomia estratégica da União Europeia.

Em breve, irão iniciar-se as negociações entre a Comissão Europeia, o Conselho e o Parlamento Europeu. É fundamental ter uma voz forte e coesa no sentido de posicionar os interesses de Portugal. Como sempre, a ANI e os seus NCPs, estão disponíveis para acolher as sugestões e comentários da comunidade nacional de I&I, na sua área de intervenção.

Saiba mais aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

Skip to content