Grupo de Peritos Europeus pública Relatório ‘Act, Align, Accelerate’: Recomendações para o futuro programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia (PQ10)

16.Out.2024

O grupo de peritos, presidido pelo Professor Manuel Heitor, divulgou o relatório de avaliação intercalar do Horizonte Europa ‘Act, Align, Accelerate: Research, Technology and Innovation to boost European competitiveness’, o principal programa-quadro da União Europeia para a investigação e inovação, no período de 2021 a 2027.

O relatório contém 12 recomendações estratégicas para assegurar que o Horizonte Europa se mantenha competitivo e alinhado com os desafios globais emergentes. Esta avaliação intercalar não só analisa o progresso do programa, mas também propõe uma agenda transformadora para os últimos anos (2025-2027), delineando as bases para o próximo Programa-Quadro (PQ10), a vigorar entre 2028 e 2034.

As recomendações visam o aumento do impacto do programa ao propor uma abordagem em quatro esferas principais: 1) excelência científica, 2) competitividade industrial, 3) resposta aos desafios societais e 4) fortalecimento do ecossistema europeu de ID&I. Foi ainda proposto a criação de conselhos especializados para enfrentar desafios industriais (Industrial Competitiveness and Technology Council) e societais (Societal Challenges Council), e o reforço de instrumentos essenciais como o Conselho Europeu de Investigação (ERC) e o Conselho Europeu de Inovação (EIC). O relatório sugere também a simplificação radical dos processos administrativos e a eliminação de programas redundantes, incluindo os Ecossistemas Europeus de Inovação (EIE) e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

Com uma visão orientada para a adaptação da Europa aos desafios globais, o relatório recomenda um aumento de orçamento para 220 mil milhões de euros no próximo programa-quadro. Estas mudanças são projetadas para atrair talentos e investigadores, fomentar a inovação disruptiva e assegurar avanços científicos e tecnológicos que impulsionem o futuro da Europa.

Consulte o relatório completo aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

Skip to content