Candidaturas abertas até 15 de maio
O projeto ECHOES (European Cloud for Heritage OpEn Science), responsável pela governança e arquitetura da Cloud Europeia para o Património Cultural, anunciou o lançamento da sua primeira chamada para submissão de conjuntos de dados. O objetivo é incentivar instituições culturais a disponibilizarem dados que possam ser utilizados para investigação, educação e exposições virtuais.
Serão selecionados até 12 projetos, cada um com financiamento até 60.000 euros. Podem candidatar-se instituições culturais de países participantes no Horizonte Europa, individualmente ou como líderes de consórcios. As propostas devem identificar a comunidade-alvo, os benefícios esperados e descrever como pretendem utilizar a Cloud do Património Cultural.
As candidaturas decorrem até 15 de maio de 2025, através de uma plataforma que estará disponível a partir de abril. O ECHOES, financiado pela Comissão Europeia e coordenado pelo CNRS, conta com 51 parceiros europeus, incluindo o ICOM Portugal, e pretende criar uma infraestrutura digital colaborativa para o setor do património cultural.
Informação sobre o guia dos candidatos aqui.
Mais informações e detalhes sobre a submissão de propostas podem ser consultados no site oficial do ECHOES ou através do contacto grants@echoes-eccch.eu