O Conselho Europeu de Inovação (EIC), que faz parte do Horizonte Europa, continua a apoiar a investigação europeia no domínio das tecnologias disruptivas e as Start-up e PMEs de elevado potencial com 1,4 mil milhões de euros já no próximo ano. O programa de trabalho do EIC para 2025 representa um aumento de quase 200 milhões de euros em comparação com 2024.
Este programa introduz ainda uma novidade no acesso ao financiamento de capital próprio para a expansão de empresas promissoras em áreas críticas e com o enquadramento na Plataforma Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP). Estão também incluídas outras melhorias baseadas nas recomendações do Comité do EIC.
O programa de trabalho do EIC para 2025 articula-se em torno dos três regimes de financiamento principais e o regime adicional do EIC STEP Scale-up:
– EIC Pathfinder: 262 milhões de euros para equipas de investigação multidisciplinares que realizem investigação e desenvolvimento fundamental com potencial para conduzir a soluções tecnológicas disruptivas (financiamento até 4 milhões de euros);
– EIC Transition: 98 milhões de euros para escalar os resultados da investigação fundamental em oportunidades de inovação, dando seguimento aos resultados gerados pelo EIC Pathfinder, pela Proof-of-Concept do Conselho Europeu de Investigação e pelos projetos de colaboração do Pilar II (Desafios Globais) do Horizonte Europa (financiamento até 2,5 milhões de euros);
– EIC Accelerator: 634 milhões de euros para que as Start-up e as PME desenvolvam e comercializem inovações deep tech com potencial para criar novos mercados ou modificar os existentes (financiamento inferior a 2,5 milhões de euros e/ou investimentos entre 500 000 e 10 milhões de euros).
–EIC STEP Scale-up: 300 milhões de euros para a expansão de empresas promissoras (PMEs, Start-ups, Spin-offs e Small Mid Caps) nas áreas críticas e com a finalidade de alavancar o co-investimento privado (investimentos entre 10 e 30 milhões de euros).
Consulte mais informações aqui.