O registo no mapeamento em linha ainda está a decorrer
A Comissão Europeia lançou recentemente a iniciativa Monitorização do desempenho da Indústria e dos Ecossistemas Industriais da UE (EMI). Como parte desta iniciativa, a Comissão Europeia está neste momento a atualizar o mapeamento dos Centros Tecnológicos de Tecnologias Avançadas para a Indústria, que acabará por migrar para um novo sítio Web.
O mapeamento faz parte da política da Comissão Europeia para promover uma maior cooperação entre os centros tecnológicos em toda a Europa nos domínios da digitalização, modernização industrial, ecologização, eficiência energética e de recursos.
Os Centros Tecnológicos dispostos a trabalhar com as PME e a Indústria estão convidados a registarem-se no mapeamento em linha, tornando dessa forma o seu centro mais visível e acessível.
O mapeamento inclui vários centros tecnológicos na Europa que trabalham nas seguintes tecnologias:
- Digitalização e modernização industrial
- Fabrico avançado e robótica
- Inteligência artificial
- Realidade aumentada e virtual
- Grandes volumes de dados e computação em nuvem
- Cadeia de blocos
- Segurança digital e redes/segurança cibernética
- Tecnologia digital para a mobilidade
- Internet das coisas
- Micro e nanoelectrónica e fotónica
- Ecologização, eficiência energética e dos recursos
- Materiais avançados e nanotecnologias
- Biotecnologia, incluindo a biotecnologia médica
- Tecnologias de poupança de energia
- Tecnologias de energias renováveis (incluindo solar, eólica, baterias, geotérmica, hidroelétrica, biomassa, hidrogénio)
- Tecnologias de reciclagem relevantes para a economia circular
Os critérios de inclusão no mapeamento estão disponíveis aqui. Os centros tecnológicos são definidos como organizações públicas ou privadas que realizam investigação aplicada e inovação próxima do mercado (níveis de preparação tecnológica TRL 3 a 8, não necessariamente toda a gama) em tecnologias avançadas para a indústria.
