Braga é uma das 3 cidades finalistas da 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação 2024 (iCapital Awards), que distingue municípios entre os 50 mil e os 150 mil habitantes. Em destaque, estão as soluções inovadoras e o estabelecimento de um forte ecossistema de inovação com um enfoque na colaboração e na inclusão.
A cidade portuguesa concorre contra as cidades de Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia) na categoria de “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão”. A cidade vencedora será revelada a 13 de novembro na cerimónia de entrega de prémios em Lisboa (Capital Europeia da Inovação 2023), e receberá 500 mil euros – os dois segundos classificados receberão 50 mil euros cada.
Este prémio é apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação, no âmbito do Horizonte Europa, que reconhece o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção de inovações revolucionárias, em linha com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
A cidade vencedora da categoria “Capital Europeia da Inovação”, para além do prestigioso reconhecimento, irá receber um prémio de 1 milhão de euros, enquanto os dois segundos classificados desta categoria receberão 100 mil euros cada.
Todos os finalistas serão convidados a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação (EIC Prizes Alumni Network), composto por anteriores finalistas dos iCapital Awards.
O iCapital é promovido em Portugal pela ANI, no âmbito da Rede PERIN, tendo uma rede de apoio à participação nacional nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem investigação e inovação. Através desta iniciativa, a União Europeia reconhece as cidades com ecossistemas de inovação inclusivos que ligam o público ao meio académico, às empresas e ao setor público, a fim de melhorar o bem-estar da sociedade.