O Processo de Mapeamento de Organismos e Infraestruturas Tecnológicas Nacionais de 2024 foi lançado. Trata-se de um processo de atualização das entidades mapeadas pela ANI em exercícios semelhantes em 2016 e 2020. Os formulários devem ser preenchidos até ao dia 30 de junho.
Este exercício pretende identificar, em primeiro lugar, os atores com intervenção na cocriação e transferência de conhecimento entre o sistema científico e tecnológico e o tecido empresarial, assim como, identificar as infraestruturas tecnológicas que os habilitam a desenvolver as suas atividades no sistema nacional de inovação.
Contributos estimados destes exercícios de mapeamento:
- Promover a aproximação entre os Organismos que desenvolvem soluções tecnológicas e o tecido empresarial;
- Aumentar o conhecimento sobre as Infraestruturas e outros recursos que os Organismos têm à sua disposição;
- Fomentar uma maior cooperação entre Organismos Tecnológicos com acesso a diferentes Infraestruturas Tecnológicas;
- Apoiar as estratégias e instrumentos de política pública nacionais e regionais;
- Promover mais transparência e acesso a informação sobre estes atores, fomentando também uma maior produção de conhecimento.
Este mapeamento, em 2024, inclui uma atualização metodológica que diferencia os Organismos Tecnológicos e as Infraestruturas Tecnológicas. Com isto, procura-se a identificação de Organismos Tecnológicas de diferentes tipologias com uma abrangência de atividades e resultados. Pretende-se identificar, também, todas as Infraestruturas Tecnológicas (consideradas como instalações, equipamentos ou outros recursos/ competências) que suportam a atividade dos Organismos junto ou em prol do tecido empresarial.
Este exercício foca-se, ainda, na identificação dos investimentos previstos para o período 2024-2027 por parte dos Organismos Tecnológicos.
O atual estudo caracteriza as realidades das infraestruturas tecnológicas com aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve), bem como da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira.
Aceda aos formulários online aqui.
Atualização ao formulário online no dia 24 de maio de 2024, descrita através da seguinte nota de atualização ao formulário.
A ANI – Agência Nacional de Inovação é a entidade coordenadora do processo de mapeamento. Em caso de dúvidas, todos os interessados podem entrar em contacto através de info.mapeamento@ani.pt .