A ANI organizou o 3.º Encontro Nacional de Laboratórios Colaborativos (CoLAB), um evento que se realizou nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Algarve, e no qual os 35 CoLAB reconhecidos em Portugal até ao final do ano passado estiveram reunidos. Neste encontro, foram apresentados os resultados e tecnologias inovadoras desenvolvidas, bem como foram discutidos desafios societais para os quais os CoLAB procuram dar respostas.
O primeiro dia do evento ficou marcado pela sessão de abertura, feita pela Presidente da ANI, Joana Mendonça, e pelo Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas. Seguiram-se várias sessões de pitching e discussão, nas quais os CoLAB apresentaram as suas visões sobre variados desafios como a crise climática, a transição digital, o envelhecimento da população e a economia circular.
Foram, ainda, apresentadas, por Maria João Fernandes e Ricardo Carvalho, da Direção de Incentivos e Programas de Internacionais da ANI, as oportunidades do Horizonte Europa.
O dia terminou com um painel dedicado aos 6 novos CoLAB, reconhecidos em 2022 pela FCT, em que foram discutidos os principais desafios que estes enfrentam.
O segundo dia do evento contou com outras três sessões de pitching e discussão dedicadas à sustentabilidade, aos recursos naturais e a alternativas para o futuro. A apresentação da Plataforma Missão Interface, ficou a cargo de Ana Castro, Assessora na ANI, e de Sofia Couto, da Direção de Capacitação do Sistema Nacional de Inovação da ANI.

Iniciativa decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Algarve