No âmbito do projeto “Capacitação para a operacionalização e articulação multinível das Estratégias de Especialização Inteligentes (EEI)” (PAT2030-FEDER-00940500), financiado pelo Programa Assistência Técnica (PAT 2030), a ANI tem vindo a promover um ciclo de sessões de capacitação dirigido, essencialmente, às entidades responsáveis pela gestão das Estratégias de Especialização Inteligente.
Estas sessões têm como objetivo reforçar a articulação multinível entre instrumentos e iniciativas de política pública de I&D&I regionais, nacionais e europeus, promovendo uma visão integrada para a implementação das EEI, com o apoio e orientação de peritos nacionais e internacionais de reconhecido mérito. As sessões constituem um espaço de partilha de conhecimento, reflexão estratégica e capacitação técnica, contribuindo para o fortalecimento dos mecanismos de governação associados às EEI.
A primeira sessão realizou-se no dia 19 de novembro de 2025, no Porto, sob o tema “S3 Priority Setting: a review of possible approaches and methods”. O encontro foi dedicado à discussão de abordagens e metodologias relevantes para a definição de prioridades no âmbito das EEI e contou com as intervenções de Ron Boschma (Utrecht University), Andrea Conte (Joint Research Centre) e Cristina Pinheiro (ISCTE).
No dia 5 de fevereiro, teve lugar, em Lisboa, nas instalações da ANI, a sessão “Multilevel Governance for Smart Specialization Strategies: its importance and how to foster it”, dedicada a explorar a importância da Governação Multinível para o desenvolvimento regional e para a Política de Coesão, com especial enfoque nas atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Durante a sessão, foram apresentados os principais pilares da Governação Multinível aplicados às EEI, bem como casos práticos do País Basco e respetivas lições aprendidas. O programa incluiu ainda a identificação de desafios para o reforço da governação multinível das EEI em Portugal, a discussão sobre o papel e as competências dos atores facilitadores destes processos e a realização de um exercício de autoavaliação dirigido aos participantes. Esta sessão contou com as intervenções de Nuno Romão (AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão), Miren Estensoro e Miren Larrea (Orkestra – Basque Institute of Competitiveness).
Em ambas as sessões estiveram presentes representantes de praticamente todas as regiões, refletindo o compromisso conjunto das diferentes EEI com o aprofundamento da cooperação e da articulação multinível no âmbito destas estratégias. A ANI continuará a dinamizar este ciclo de sessões de capacitação ao longo de 2026, reforçando a criação de espaços de aprendizagem colaborativa que contribuam para uma implementação mais eficaz e articulada das Estratégias de Especialização Inteligente em Portugal.
















