ANI lança primeiro programa nacional de acesso rápido ao EIC Accelerator

27.Fev.2025

Primeiro programa nacional reconhecido pela Comissão Europeia que reforça a ligação com programas de financiamento europeus

A ANI lançou o “SIID – I&D EMPRESARIAL – Projetos Demonstradores (Individuais ou Co-promoção)”, o primeiro programa nacional certificado pela Comissão Europeia, pelo mecanismo de apoio EIC Plug In. Esta certificação representa um marco na ligação entre os programas de financiamento nacionais e europeus que permite às empresas inovadoras acederem de forma direta à segunda fase (Full proposal) do EIC Accelerator.

O EIC Plug In, desenvolvido pela Comissão Europeia, foi criado para apoiar empresas deeptech com resultados decorrentes de projetos financiados a nível nacional, e que demonstram um forte potencial para alcançar os mercados internacionais. Com este novo enquadramento, as startups, PME e pequenas mid-caps que tenham participado em projetos apoiados pelo SIID – I&D EMPRESARIAL poderão beneficiar de um acesso facilitado a um dos programas europeus mais competitivos de financiamento à inovação e empreendedorismo. São considerados elegíveis todos projetos que tenham terminado até 22 meses após a data de encerramento do projeto.

O acesso ao concurso EIC Accelerator, com suporte até 12.5M€, passa a ser facilitado em Portugal pela ANI que é a entidade oficial responsável pela implementação do EIC Plug In, reforçando a aposta nacional na inovação e na competitividade empresarial. Este mecanismo vai permitir uma ligação direta entre o financiamento nacional e o concurso europeu, garantindo que as empresas tenham um caminho estruturado para a internacionalização e escalabilidade.

Mais informações sobre o acesso ao mecanismo estão disponíveis aqui.

Partilhar

Artigos Relacionados

4.ª Convocatória Eureka-INNOWWIDE

4.ª Convocatória Eureka-INNOWWIDE

Financiamento a PME para a realização de projetos de viabilidade de mercado em países fora da Europa Aberto de 25 de setembro a 25 de novembro O Innowwide é dirigido a PME e startups europeias que...

read more
Skip to content