A Comissão Europeia (CE) publicou, no dia 27 de fevereiro, uma comunicação sobre o programa Advanced Materials for Industrial Leadership.
A comunicação visa estabelecer um ecossistema de materiais avançados dinâmico, seguro e inclusivo na Europa, que garanta a liderança na investigação e acelere a introdução de inovações no mercado, assegurando simultaneamente a sustentabilidade e a proteção da saúde humana e do ambiente. Para esse efeito, devem ser mobilizados mais investimentos da UE, nacionais, regionais e privados para enfrentar este desafio numa abordagem coordenada.
A comunicação propõe ações baseadas em 5 pilares:
- Investigação e inovação europeias em materiais avançados: uma plataforma de lançamento para a dupla transição, a resiliência da UE e a autonomia estratégica.
- Aceleração da transição do laboratório para a fábrica, que inclui o desenvolvimento de um “materials commons”, uma infraestrutura digital europeia para investigação e inovação em materiais avançados, que irá acelerar significativamente a conceção, o desenvolvimento e os testes de novos materiais avançados num ambiente controlado, recorrendo também à IA.
- Aumentar o investimento de capital e o acesso ao financiamento, onde a UE estabelecerá uma nova parceria com a indústria no âmbito do Horizonte Europa, visando 500 milhões de euros de investimentos para 2025-2027, com pelo menos 250 milhões de euros provenientes de fontes privadas.
- Promover a produção e utilização de materiais avançados, onde será criada uma Academia de Materiais Avançados com o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, para garantir que a mão-de-obra europeia possui as competências necessárias.
- Criação de um conselho tecnológico para materiais avançados de apoio à conduta desta iniciativa com os Estados-Membros, os países associados ao Horizonte Europa e a indústria.
Pode consultar o documento da comunicação aqui, bem como uma factsheet com os principais pontos da comunicação aqui.

São cinco os pilares de ação