Candidaturas até 17 de março
A 28DIGITAL lançou a convocatória SPIN: Rise 2026, uma iniciativa financiada pelo EIT, destinada a selecionar organizações parceiras para o desenho e implementação de programas de pré-incubação focados na valorização de investigação científica e tecnológica em fase inicial.
O SPIN: Rise 2026 pretende capacitar investigadores com competências em empreendedorismo, valorização de propriedade intelectual (IP) e aproximação ao mercado, apoiando percursos como licenciamento, criação de start-ups e colaboração com a indústria. Os programas destinam-se a investigadores com tecnologias de baixo TRL, promovendo a ligação entre academia e mercado.
Serão selecionados parceiros para desenvolver programas em áreas estratégicas como Inovação Verde e Tecnologias Sustentáveis, Inovação Dual-Use e Capacidades Estratégicas, Tecnologias de Saúde e Inovação Centrada no Ser Humano, bem como outros setores relevantes para a soberania digital e autonomia estratégica europeia.
A iniciativa destina-se a hubs de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, venture builders, associações industriais, universidades, instituições de investigação, business schools e technology transfer offices com experiência em educação empreendedora, pré-incubação e comercialização de tecnologia.
Cada programa terá a duração de 7 semanas, em formato híbrido, combinando formação e mentoria online com um bootcamp presencial, a decorrer entre setembro e dezembro de 2026. O financiamento máximo disponível é de 85.000 euros por programa, sendo exigido um cofinanciamento mínimo de 30%. O orçamento total da convocatória é de 340.000 euros, prevendo o apoio a até quatro propostas.
Mais informações sobre a open call SPIN: Rise 2026 estão disponíveis no website da 28DIGITAL.


