Candidaturas até 28 de setembro
A Fábrica de IA BSC abriu uma convocatória dirigida a startups europeias de Inteligência Artificial (IA) interessadas em participar na Web Summit 2026, que decorre de 9 a 12 de novembro, em Lisboa. As candidaturas estão abertas até 28 de setembro.
As startups selecionadas terão a oportunidade de integrar a BSC AI Factory Startup Island, na Partner Startup Island da Web Summit, onde poderão apresentar as suas soluções e estabelecer contactos com investidores, empresas e outros agentes do ecossistema tecnológico.
A participação inclui um espaço próprio, com infraestrutura de stand personalizada, um mínimo de três passes de acesso à Web Summit e divulgação através dos canais e materiais promocionais da BSC AI Factory.
A convocatória destina-se a empresas sediadas na União Europeia, constituídas há menos de seis anos e que tenham a Inteligência Artificial como componente central do seu modelo de negócio.
As startups candidatas devem desenvolver atividade numa das áreas prioritárias da Fábrica de IA BSC: Saúde; Agricultura e Clima; Finanças e Jurídico; Administração Pública; Comunicação e Media; e Energia.
A iniciativa pretende aproximar startups e empresas dos recursos, infraestruturas e competências disponibilizados pela rede europeia de Fábricas de IA, promovendo simultaneamente a visibilidade das soluções desenvolvidas no ecossistema europeu.
Em Portugal, a iniciativa conta com o envolvimento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade de serviços digitais FCCN, e do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), no âmbito da ligação da Fábrica de IA BSC ao ecossistema nacional. O projeto é também financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).



