Consulta aberta até 23 de junho
A Comissão Europeia lançou, a 31 de março, uma consulta pública para preparar a nova Estratégia da União Europeia para a Bioeconomia, com adoção prevista até ao final de 2025. Esta iniciativa visa recolher contributos de cidadãos, organizações e entidades públicas e privadas sobre prioridades e objetivos para a próxima fase da estratégia europeia.
A bioeconomia na UE é definida como um modelo económico que utiliza recursos biológicos da terra e do mar, bem como resíduos, como matérias-primas para produção industrial e energética, promovendo indústrias sustentáveis baseadas em processos biológicos. A estratégia europeia foi inicialmente lançada em 2012 (Innovating for Sustainable Growth – A Bioeconomy for Europe) e atualizada em 2018 (A Sustainable Bioeconomy for Europe – Strengthening the connection between economy, society and the environment : updated bioeconomy strategy).
A nova versão pretende reforçar a liderança europeia no setor, impulsionar a inovação e acelerar a transição para soluções sustentáveis e circulares. Entre os principais objetivos estão a descarbonização da economia, a criação de empregos verdes e o apoio a startups e modelos de negócio inovadores, alinhando-se com as metas climáticas para 2030 e a neutralidade climática até 2050.
Esta estratégia articula-se com outras iniciativas europeias em curso, como a Bússola da Competitividade, o Pacto da Indústria Limpa, a Lei Europeia do Clima, a Visão para a Agricultura e a Alimentação e o Pacto para os Oceanos. Está também em sintonia com futuras estratégias como o Ato Europeu da Biotecnologia, o Ato para a Economia Circular e o Ato para a Aceleração da Descarbonização Industrial.
Durante o período da consulta, serão promovidos workshops com stakeholders e diversos eventos relacionados com a bioeconomia, incluindo a EU Green Week 2025 e a conferência da European Circular Economy Stakeholder Platform.
No final do processo, será publicado um relatório de síntese com os contributos recolhidos.
A consulta pública está disponível aqui.
Mais informações disponíveis no portal da Comissão Europeia ou através do e-mail: env-bioeconomy-strategy@ec.europa.eu.