CENTROS DE INTERFACE (CIT)
Os Centros de Interface (CIT) são entidades de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, que se dedicam à valorização de produtos e serviços e à transferência de tecnologia.
Com esta iniciativa pretende-se capacitar os CIT e empresas, especialmente PME, nas atividades de I&D e inovação, potenciando a ligação das entidades do sistema de inovação e facilitar o acesso destas entidades a recursos humanos altamente qualificados, promovendo o emprego científico e qualificado, e aumentando o acesso a conhecimento.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016 reconhece que os Centros Interface têm vindo a desempenhar um papel importante na articulação entre as instituições do sistema científico e as empresas em diversas áreas, incluindo processos de certificação, melhoria da qualidade, melhorias de eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos.
O Programa INTERFACE, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016, de 21 de dezembro, dedica uma atenção especial à capacitação dos Centros Interface, entidades fundamentais do sistema nacional de inovação e agentes de valorização do conhecimento científico e tecnológico, potenciando a sua transferência para as empresas.
Consulte a Brochura Digital [PDF]
A ANI é responsável pelo processo de reconhecimento de Centros de Interface
CIT – Processos de Reconhecimento e Mapeamento
Processo de reconhecimento
Na sequência da publicação do Despacho n.º 8563/2019, Diário da República, n.º 186/2019, Série II de 2019-09-27, o processo de reconhecimento de Centros Interface encontra-se suspenso por tempo indeterminado.
Medidas de Apoio
Financiamento Plurianual Base – Candidaturas encerradas
Jovens Técnicos Para A Indústria – Candidaturas a decorrer
Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas
No âmbito do Despacho nº 946/2020, de 23 de janeiro, que determina a criação e composição do Grupo de Trabalho para a Capacitação das Infraestruturas Tecnológicas (GTCIT), é definido como objetivo “atualizar o levantamento de Infraestruturas Tecnológicas Portuguesas realizado em 2016, no âmbito da celebração do Acordo de Parceria e dos Programas Operacionais do Portugal 2020, sob coordenação da Agência Nacional de Inovação”.
Consulte o anúncio de atualização do mapeamento (Centros Tecnológicos e CVTT) e o modelo de inquérito.
Preencha o inquérito do Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas 2020 para Centros Tecnológicos e CVTT
O prazo de submissão termina no dia 17 de abril de 2020 (20h00)
Consulte o anúncio de atualização do mapeamento e os respetivos modelos de inquérito (Parques de C&T e Incubadoras).
Preencha o inquérito dos Parques de C&T
Preencha o inquérito das Incubadoras de Base Tecnológica
O prazo de submissão termina no dia 17 de abril de 2020 (20h00)