X

News

Programa Internacional do Atlântico de Lançamento de Satélites

Submissão de manifestações de interesse até 31 de outubro

atlantic international

Acaba de ser lançado um convite internacional para empresas e organismos públicos qualificados colaborarem com empresas e centros de investigação portugueses para conceber, instalar e operar um porto espacial na Ilha de Santa Maria (Açores). Esta iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Space) e conta com o apoio técnico da Agência Espacial Europeia.

O potencial desenvolvimento de um porto espacial no Atlântico visa estimular uma nova geração de atividades espaciais com base em pequenos satélites. Tem como objetivo ampliar as instalações de monitorização e rastreio de satélites existentes na Ilha de Santa Maria e abrir caminho a uma nova geração de serviços de lançadores e atividades espaciais baseadas em pequenos satélites.

O processo de candidaturas realiza-se em 3 fases. Na primeira fase, a manifestação de interesse, deve ser desenvolvida uma breve proposta (com o máximo de quatro páginas) com a apresentação do projeto e o seu contributo para o desenvolvimento do porto espacial, bem como para o lançamento de pequenos satélites.

Em breve serão divulgados avisos para Projetos Mobilizadores no tema do Espaço no âmbito do Portugal 2020, que constituirão oportunidades para empresas e centros de interface nacionais dentro desta área temática.

Prazo de submissão de manifestações de interesse: 31 de outubro às 17h00

Mais informação

As submissões devem ser realizadas através do email: space@fct.pt

Etiquetas: