GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO

A Unidade de Gestão de Políticas Públicas de Inovação tem como prioridade coordenar e acompanhar a execução de programas e estratégias de inovação bem como desenvolver iniciativas de melhoria do funcionamento do Sistema Nacional de Inovação, sendo responsável por:

Desenhar medidas e instrumentos de política pública de inovação, visando o crescimento do ecossistema de inovação no que se refere à Estratégia de Especialização Inteligente (ENEI), às Compras Publicas de Inovação (CPI) entre outras medidas.
Promover a monitorização e a avaliação das políticas de inovação, capacitando as entidades e tutelas em política de inovação e criando “evidência” sobre o impacto económico e social das políticas de inovação e de I&D empresarial.
Coordenar e desenvolver atividades de normalização enquanto Organismo de Normalização para a Inovação (ONS.ANI) e secretariando as comissões técnicas para a I&DI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) e para a Inteligência Artificial, garantindo através do estabelecimento de regras que os avanços científicos são desenvolvidos e utilizados de forma segura, ética e benéfica para a sociedade.

Promover a monitorização e a avaliação das políticas de inovação, capacitando a ANI no seu papel de advisoring às tutelas em política de inovação e criando “evidência” sobre o impacto económico e social das políticas de inovação e de I&D empresarial.

EM DESTAQUE

As últimas iniciativas, concursos, coordenados pela Unidade de Políticas Públicas de Inovação, integradas no âmbito da estratégia de promoção da Inovação Nacional da ANI.


O PROCURE+i, o Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação Português resulta de uma iniciativa conjunta da ANI e do Instituto dos Mercados Públicos, Imobiliário e Construção (IMPIC) para aproximar as entidades públicas das empresas inovadoras e promover a Contratação Pública de Inovação

NORMALIZAÇÃO SETORIAL PARA A INOVAÇÃO - ONS

A normalização setorial para a inovação refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de padrões específicos que regem o uso e a aplicação de investigação, desenvolvimento e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).

A ENEI assume uma importância estratégica, constituindo-se como agregador de uma estratégia nacional para uma especialização inteligente, como forma de promoção da inovação, destacando a qualidade de vida, o ambiente criativo e a capacidade científica e inovadora enquanto fatores de atração, retenção de talento e de dinâmica empresarial.

REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA ENEI

No passado dia 19 de março, a Comissão Técnica (CT) da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI 2030), reuniu com o objetivo de dar a conhecer os trabalhos desenvolvido e em curso pela Comissão Executiva (CE) da ENEI 2030, bem como discutir e a preparar os próximos passos, no quadro do Plano de Atividades 2024.

CONTACTOS

Saiba como obter todo o acompanhamento e os esclarecimentos especializados. A ANI conta com uma equipa de Coordenadores que estarão sempre disponíveis para o ajudar.

Henrique Figueiredo

Políticas Públicas de Inovação

Coordenação 

CONHEÇA TAMBÉM

Iniciativas Estratégicas Nacionais

Iniciativas Estratégicas Nacionais

Missão Interface

Missão Interface

Observatório

Observatório

Partilhar
Skip to content