Os melhores momentos do Born from Knowledge – Celebrar o Conhecimento

horizontal-CMYK-cor

18 de outubro, Instituto Pedro Nunes, Coimbra

O evento “Born from Knowledge – Celebrar o Conhecimento”, que se realizou a 18 de outubro em Coimbra, foi o palco do anúncio público de duas novas iniciativas BfK: o BfK Rise e o BfK Transfer. A primeira é um programa de aceleração de ciência e tecnologia e a segunda visa a dinamização de uma rede de apoio aos gabinetes de transferência de tecnologia das Instituições de Ensino Superior.

Na sessão, para além do balanço dos últimos dois anos com testemunhos de vencedores das diferentes iniciativas, foram ainda formalizadas parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior, e outras entidades que têm vindo a associar-se ao BfK, e realizou-se uma mostra de projetos BfK 2017.

Vencedores Born from Knowledge 2017 dão nota positiva ao Programa

O evento contou com o testemunho de alguns dos vencedores das iniciativas realizadas em 2017: Inês Almeida e Susana Santos, em representação da MyRNA Diagnostics (projeto que conquistou o primeiro lugar do concurso BfK Ideas), e Rui Nunes, da EntoGreen (distinguida com um BfK Awards no âmbito do prémio AIS 2017 Startup Showcase).

Numa conversa moderada por Katiuska Cruz, responsável pelo Born from Knowledge, os oradores foram unânimes em realçar a importância do BfK para impulsionar os projetos inovadores de base científica e tecnológica e introduzi-los no mercado. “O programa é extraordinariamente útil pela partilha de experiências entre várias equipas participantes, pelos problemas que enfrentamos e também pela criação de contactos que daí advenham, o que é fundamental para podermos avançar com o projeto”, admitiu Susana Santos.

Novo logótipo do Born from Knowledge

Born from Knowledge formaliza rede de parceiros

O evento “Born from Knowledge – Celebrar o Conhecimento” foi palco da formalização de um conjunto de parcerias com várias Instituições de Ensino Superior e outras entidades que se têm vindo a associar a este programa. No total foram formalizadas 10 parcerias no âmbito das iniciativas BfK Ideas e BfK Awards*.

Ao concurso BfK Ideas associaram-se várias Instituições de Ensino Superior: Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Universidade da Beira Interior, a Universidade Aberta e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em representação destas instituições estiveram reitores, vice-reitores e pró reitores. O objetivo é transformar o BfK Ideas na final nacional das melhores ideias e projetos “nascidos do conhecimento” desenvolvimentos por investigadores e estudantes de Instituições de Ensino Superior nacionais.

Ao BfK Awards associaram-se a Portugal Foods, representada por Deolinda Silva, a Altice Labs representada por Alcino Lavrador e a Mermaid Investments representada por Diogo Bastos. Esta iniciativa pretende continuar a premiar as melhores ideias, projetos e empresas de base científica e tecnológica no âmbito de prémios e concursos de inovação nacionais promovidos pelas entidades parceiras.

Através da formalização destas parcerias, o Born from Knowledge visa criar sinergias entre as entidades protocoladas para promover e valorizar o conhecimento científico “made in Portugal”.

*A distinção BfK Awards é cofinanciada pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.