X

News

BfK AWARDS distingue ferramenta de gestão de energia para redes de água

Picture12345O grande vencedor da distinção BfK Awards entregue no âmbito do Startup Challenge, da Rock in Rio Innovation Week @LACS, é um projeto chamado SCUBIC que utiliza a Inteligência Artificial e algoritmos de otimização de última geração para alcançar maiores poupanças de energia e tentar resolver o problema que é o acesso às águas de uma forma sustentável e a preços mais reduzidos.

A equipa vencedora, resultado de cinco anos de Investigação e Desenvolvimento na Universidade de Aveiro, concluiu que se gasta muita energia a transportar a água desde os diferentes reservatórios ate às nossas casas e que essa pressão de bombeamento de água pode ser otimizada, reduzindo a energia necessária total.

Tendo por base este conhecimento, esta ferramenta de gestão de energia para redes de água assume-se não só como importante para a economia das empresas, mas também para a sustentabilidade de todo o setor das águas, fundamental para a população em geral.

Bruno Abreu, estudante de Doutoramento e porta-voz da equipa que desenvolveu o SCUBIC, explica que foi necessário “reunir o I&D junto da Universidade de Aveiro para conseguir resolver os diferentes problemas encontrados e decidir transferir esse conhecimento para um produto real e lançá-lo no mercado”.

O projeto escolhido para receber a distinção BfK Awards e os correspondentes 5 mil euros de prémio assumiu-se como a startup que mostrou maior capacidade de gerar impacto social, bem como a que mais se destacou em matéria de inovação de base científica e tecnológica colaborativa, tendo também recebido o 1º prémio do Startup Challenge.

Katiuska Cruz, coordenadora do programa Born From Knowledge (BfK), sublinha que “é de extrema importância que o conhecimento nascido na Academia seja aplicado na resolução de problemas reais. Assim, um projeto como o SCUBIC, que resulta da investigação de recursos humanos altamente qualificados para a utilização mais sustentável de um bem tão escasso como é a água, não podia deixar de receber o nosso reconhecimento”.

A entrega do prémio BfK Awards ficou a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que sublinhou que esta “distinção tem a seu montante a aposta no conhecimento e na formação e pretendemos que contribua para valorizar o investimento em ciência e tecnologia junto da sociedade e, em particular, dos jovens”.

 

cofinanciamentos

Etiquetas: