X

Notícias

Portugal integra Rede europeia de Centros de Competência para Compra Pública de Inovação

P2I (002)Portugal integra o consórcio de países que fazem parte do projeto europeu Procure2Innovate, no âmbito das compras públicas de inovação. O procure2Innovate conta com 19 parceiros de 10 países: Alemanha, Áustria, Espanha, Estónia, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal e Suécia.

Este é um projeto financiado pela Comissão Europeia através do programa de investigação e inovação, Horizonte 2020. O Procure2Innovate visa melhorar o apoio aos compradores públicos e a promoção das compras públicas de inovação em vários setores. Prevê-se que estes objetivos sejam alcançados através da criação de novos centros de competência e do reforço do apoio institucional dado aos centros já existentes.

“A aquisição de inovação na vida real do comprador exige instrumentos robustos para apoiá-lo. Um centro de competência é um instrumento flexível ideal para lidar com dificuldades e barreiras. O projeto e parceria P2I foi desde o início um meio prático e ágil de se beneficiar da experiência e do conhecimento dos modelos existentes que operam na Europa”, refere Luís Ferreira, coordenador do projeto.

O Procure2Innovate pretende também premiar a melhor aquisição de inovação do ano e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de competência europeus através do European Award Procura+. Esta iniciativa terá uma periocidade anual e dirige-se a todos os compradores públicos de inovação que receberam apoio e suporte junto destas entidades. As candidaturas devem ser submetidas até 31 de março.

Segundo os responsáveis do Procure2Innovate, à medida que a rede se desenvolve, há um impulso na atividade de aquisição pública de inovação em toda a Europa, através da modernização e melhoria dos serviços prestados aos compradores públicos.

Mais informação sobre o Procure2Innovate

Mais informação sobre o European Award Procura+

Candidaturas ao Prémio

H2020

Etiquetas: