PT | EN


Futuro verde, digital e resiliente é a prioridade

A Comissão Europeia adotou o segundo plano estratégico para o Horizonte Europa. Anunciado durante os Research and Innovation Days, o plano estabelece três grandes orientações estratégicas para o financiamento de Investigação e Inovação na União Europeia nos últimos três anos do programa, de 2025 a 2027.

A transição ecológica, a transição digital e uma Europa mais resiliente, competitiva, inclusiva e democrática são os grandes objetivos para dar resposta aos desafios globais, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a transição digital e o envelhecimento da população.

O plano estratégico compromete-se a dedicar 10% do orçamento total do Horizonte Europa para 2025-2027 a temas relacionados com a biodiversidade e a comprometer cerca de 35% do orçamento na área do clima e cerca de 13 mil milhões de euros em iniciativas na área da transformação digital.

O novo plano estratégico contempla nove novas parcerias europeias cofinanciadas: Brain Health, Forests and Forestry for a Sustainable Future, Innovative Materials for EU, Raw Materials for the Green and Digital Transition, Resilient Cultural Heritage, Social Transformations and Resilience, Solar Photovoltaics, Textiles of the Future e Virtual Worlds.

O plano estratégico apresenta igualmente uma perspetiva geral dos resultados das Missões Europeias nos seus primeiros anos e, como novidade, introduz uma nova área de enfoque dedicada ao Novo Bauhaus Europeu (NEB). O NEB é um movimento pioneiro que reúne cidadãos, municípios, peritos, empresas, universidades e instituições para repensar e criar em conjunto uma vida sustentável na Europa e não só, reunindo o belo, a sustentabilidade e a inclusão. Dada a sua natureza transversal e o seu conteúdo de I&I, o NEB será implementado transversalmente nos programas de trabalho do Horizonte Europa para 2025-2027. A componente de I&I será apoiada por uma componente de implementação através de sinergias com outros programas da UE – o conjunto das duas componentes será designado NEB Facility.

São abordadas várias questões mais especificas, como o equilíbrio entre a investigação e a inovação e a integração das ciências sociais e humanas.

As diretrizes estratégias, vertidas no plano estratégico, serão implementadas através dos programas de trabalho dos diferentes Clusters do Horizonte Europa, que estabelecem as oportunidades de financiamento para I&I. Em abril de 2024, a Comissão Europeia irá lançar uma oportunidade de feedback para o Programa de Trabalho de 2025, aberto a todas as partes interessadas e com a ambição de co-criar os conteúdos para as prioridades que estarão a concurso em 2025.

Consulte mais informações aqui.

CE NEB Horizonte Europa
21/03/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |