PT | EN


Em destaque estão os planos para alcançar neutralidade climática até 2030

Lisboa e Guimarães estão entre as 23 cidades europeias distinguidas, hoje, 21 de março, com o Selo da Missão das Cidades inteligentes e climaticamente neutras da União Europeia (UE), uma das cinco missões da UE no Horizonte Europa. O Selo da Missão da UE é um marco importante, pois reconhece os planos das cidades para alcançar a neutralidade climática já até 2030 e visa facilitar o acesso a financiamento público e privado para esse objetivo.

As 23 cidades destacadas são Guimarães e Lisboa (Portugal), Ioannina, Kalamata, Thessaloniki e Kozani (Grécia), Marselha e Lyon (França), Barcelona e Sevilha (Espanha), Lahti, Turku, Tampere, Espoo e Lappeenranta (Finlândia), Izmir (Turquia), Florença e Parma (Itália), Heidelberg (Alemanha), Leuven (Bélgica), Malmo (Suécia), Pécs (Hungria), Limasson (Chipre).

Estas cidades juntam-se a mais 10 cidades que obtiveram o selo da Missão em outubro de 2023: Sønderborg (Dinamarca), Mannheim (Alemanha), Madrid, Valência, Valladolid, Vitória-Gasteiz e Saragoça (Espanha), Klagenfurt (Áustria), Cluj-Napoca (Romênia) e Estocolmo (Suécia).

O Selo da Missão da EU é um reconhecimento do sucesso do desenvolvimento dos Climate City Contracts (CCCs). Os CCCs, que descrevem a visão global das cidades para a neutralidade climática, contêm um plano de ação, bem como uma estratégia de investimento. As cidades co-criam os seus CCCs com as partes interessadas locais, incluindo o sector privado e os cidadãos. Estes são posteriormente avaliados pela Comissão Europeia com o apoio de peritos, nomeadamente do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Centro Comum de Investigação (JRC). Após uma avaliação positiva, as cidades recebem um selo de missão da UE, que se destina a facilitar o acesso a financiamento europeu, nacional e regional bem como investimento privado.

No total, 100 cidades europeias participam na Missão das Cidades da UE, com 12 cidades adicionais de países associados ao Horizonte Europa.

UE Horizonte Europa Missões UE
21/03/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |