avaliacaoIntercalarH2020_MCTESA evolução do financiamento da investigação na UE: Posição de Portugal

Avaliação intercalar do Horizonte 2020 e orientações rumo ao próximo programa-quadro (inglês)

Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Governo de Portugal, maio de 2017

Leia o documento

Estudos sobre Inovação e I&D Empresarial em Portugal

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)

A DGEEC é o serviço da administração central que produz e disponibiliza informação estatística oficial na área da educação, da ciência e tecnologia e da sociedade da informação, em conformidade com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias e no quadro do Sistema Estatístico Nacional.

Inquérito ao potencial Científico e Tecnológico Nacional – Inquérito Anual às Empresas, ao Estado, ao Ensino Superior e às IPSFL que contabiliza recursos humanos e despesa em I&D, seguindo critérios acordados a nível europeu pelo EUROSTAT e em articulação com a OCDE. As estatísticas oficiais sobre I&D em Portugal são produzidas a partir deste inquérito. Consulte aqui.

Inquérito Comunitário à Inovação (CIS – Community Innovation Survey) Inquérito bienal às empresas que recolhe informação estatística oficial sobre Inovação em Portugal. O CIS é um instrumento de notação do Sistema Estatístico Nacional regulamentado pela União Europeia que mede e caracteriza as atividades de inovação nas empresas. Realiza-se sob a orientação do Eurostat. Consulte aqui.

Estudos sobre Inovação e I&D Empresarial em comparação internacional

Comissão Europeia / Eurostat – Innovation Union Scoreboard

O Innovation Union Scoreboard (IUS) é o instrumento de referência na UE para a análise do desempenho dos países membros em matéria de inovação.

Faz uma avaliação anual a uma série de indicadores de benchmarking na área das políticas de inovação que resultam das recomendações da “Estratégia de Lisboa”.

Consulte aqui .

OCDE – Science Technology and Industry Outlook

Publicação que analisa e compara o desempenho de 45 países, incluindo os membros e parceiros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e economias emergentes, nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Consulte aqui .