Modelo de Governação

A Agência Nacional de Inovação tem o seu capital subscrito em partes iguais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (50%), e pelo Ministério da Economia, através do IAPMEI (50%).

ANI_governodasociedade

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente: José Marques dos Santos, Ex- Reitor da Universidade do Porto

Secretário: João Crespo, Vice- Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Conselho de administração

O atual Conselho de Administração tem a seguinte composição:

Presidente: José Carlos Caldeira

JoseCarlosCaldeira Membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu National and Regional Tecnology Platforms Group. Membro do Board da EFFRA – European Factories of the Future Research. Delegado nacional ao NMP+B Programme Committee do HORIZON 2020 e, desde 2012, é perito em RIS3 da DG REGIO. É ainda Membro do Board of Directors do ISPIM – International Society for Professional Innovation Management. Foi Administrador Executivo do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção e Secretário-geral do Fórum MANUFUTURE Portugal, plataforma portuguesa do MANUFUTURE. Diretor do INESC TEC – Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto período 2001-2014. Curso Geral de Gestão pelo Instituto de Estudos Empresariais da Universidade do Porto, Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática Industrial e Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Vogal: Nuno Lúcio

Nuno Lúcio-fotomini-Com experiência na área da inovação, exerceu nos últimos anos funções de gestão no Fundo de Apoio à Inovação, junto da Adene – Agência para a Energia.
Iniciou a sua carreira na Direção Geral dos Assuntos Europeus, tendo posteriormente desempenhado funções de Direção na Direção Geral das Atividades Económicas, Direção Geral de Empresa e na Direção Geral das Relações Económicas e Internacionais do Ministério da Economia.
Possui formação superior em Direito.

Vogal: Miguel Botelho Barbosa

MiguelBotelhoBarbosaDesempenhou funções como assessor dos Secretários de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, e Inovação, Investimento e Competitividade. Integrou os quadros da Associação Fraunhofer Portugal Research, onde desempenhou funções de direção executiva. Foi Professor Assistente Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Após concluir o MBA enveredou por uma experiência internacional numa organização de referência na área da investigação aplicada, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Posteriormente, integrou os quadros da SONAECOM, assumindo funções em diversas áreas de apoio à comissão executiva. MBA em Gestão de Empresas pela Escola de Gestão da Universidade do Porto, licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Fiscal Único

Efetivo: José Maria Monteiro Azevedo Rodrigues, em representação da ABC- Azevedo Rodrigues e Batalha, SROC, Lda.

Suplente: João da Rocha Abrantes Costa

Conselho consultivo

Presidente: Daniel Bessa

DanielBessaDirector-Geral de COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.
Presidente dos Conselhos Fiscais da Galp Energia, da Sonae, SGPS e da Bial – Portela e Companhia.
Vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Bial.
Presidente do Gabinete de Estudos da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Membro do Comité de Investimentos de PVCI – Portuguese Venture Capital Initiative, entidade criada pelo FEI – Fundo Europeu de Investimento.
Foi docente da Universidade do Porto, tendo ensinado na Faculdade de Economia, na Faculdade de Engenharia, no ISEE – Instituto Superior de Estudos Empresariais, na EGP – Escola de Gestão do Porto e na EGP – University of Porto Business School. Foi Presidente da Direcção da EGP e da EGP-UPBS.
Foi Administrador do Finibanco, Administrador não executivo da Efacec, da AICEP, da Celbi e da INPARSA, vogal do Conselho Geral e de Supervisão do BCP e Presidente do Conselho Fiscal de SPGM.
Foi Presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social e vogal do Conselho Consultivo Internacional da FDC – Fundação Dom Cabral.
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto e doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa.

Alcino Lavrador

Alcino LavradorAdministrador Delegado da PT Inovação e Sistemas.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, é CEO da PT Inovação desde Março de 2008.
Ingressou no Centro de Estudos de Telecomunicações, entidade predecessora da PT Inovação, em 1985 tendo exercido diversas funções técnicas e de gestão na área de desenvolvimento de protocolos de redes e de novos serviços.

Foi administrador executivo da PT Inovação de Julho de 2006 a Fevereiro de 2008 tendo anteriormente ocupado sucessivos cargos de gestão na empresa em Portugal e na subsidiária do Brasil onde foi Diretor Executivo de 2003 a 2006. É membro do Conselho Consultivo da COTEC. Integra o Conselho Doutoral da Universidade de Aveiro e é membro dos Órgãos Sociais de diversas entidades na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

António Coutinho, coordenador do CNCT - Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

António CoutinhoFormou-se em medicina na Universidade de Lisboa (1970), doutorou-se em Microbiologia Médica e fez a sua agregação no Instituto Karolinska (1974), antes de se tornar Membro do Instituto de Imunologia de Basileia (1975-1979). Foi depois sucessivamente nomeado Professor e Director do Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina de Umea (1979-1984), Professor e Director da Unidade de Imunobiologia do Instituto Pasteur e Director de Investigação no Centro Nacional de Investigação Científica (1982-1998), tendo ainda sido eleito “Professeur Ordinaire” na Faculdade de Medicina de Genève (1982) e nomeado Professor e Director de Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lund (1987), bem como Professor Convidado em várias Universidades europeias, norte-americanas e brasileiras; desde 2002 é Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Dirigiu o Instituto Gulbenkian de Ciência de 1998-2012 (onde em 1993 tinha criado o primeiro programa de Doutoramento Portugal), sendo actualmente membro da sua Comissão de Gestão. É Coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, membro dos Conselhos de Curadores das Fundações Champalimaud (Portugal) e António Prudente (Brasil), Presidente do Conselho Consultivo do “Programa Graduado para o Desenvolvimento” e da Direcção da “Maratona da Saúde”

António Coutinho formou várias dezenas de Doutores em várias Universidades europeias, tendo publicado cerca de 500 trabalhos científicos, pelos quais se tornou um dos mais citados imunologistas no mundo. É membro da várias sociedades científicas nacionais e internacionais, nomeadamente, da European Molecular Biology Organisation (EMBO), da Academia Portuguesa de Medicina, membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências e Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Imunologia, tendo servido como Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, no “High Level Group for the European Research Area” e em numerosos outros conselhos científicos e editoriais na Europa, na América, no Japão e Singapura; foi distinguido com vários prémios (Fernströmska Priset, Suécia; FEBS Anniversary Prize; Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, Portugal; Prix Behring-Metchnikoff, França; Prix Lacassagne do Collège de France; Prémio Universidade de Lisboa) e honras (Comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, Brasil; Chevalier de la Légion d’Honneur, França; Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal; Medalha de Ouro de Mérito, da Câmara Municipal de Oeiras, Medalha de Honra (Grau Ouro) da Câmara Municipal de Sever do Vouga; Medalha de Serviços Distintos (Grau Ouro) do Ministério da Saúde, Portugal; Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)

Filomena Egreja

FEDiretora do Serviço de Promoção da Inovação no IAPMEI e Vogal do CA da PROMONET – Associação Promotora de Novas Empresas e de Tecnologias e Membro do Conselho Consultivo da NET – Novas Empresas e Tecnologias e Vice-Presidente da Mesa da AG do CENTIMFE.

Foi Subdirecora-geral da ex-DGE – Direcão Geral da Empresa (atual DGAE), e neste âmbito também Focal point do MEI para a Estratégia de Lisboa e para o Plano Tecnológico, Diretora de Serviços na DGI – Direção Geral da Indústria e Chefe de Divisão, Investigadora e Técnica Superior no ex-INETI- Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação.

Ligada desde sempre à coordenação de equipas de análise no âmbito dos Programas Públicos de Apoio à Inovação Empresarial, participou em vários projetos, estudos relacionados com gestão da inovação e dos sistemas de inovação, sobretudo na ótica empresarial e das políticas públicas, sua publicação e divulgação.

Licenciatura em Economia e Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, ISEG.

João Bento

JoaoBentoPresidente Executivo da Efacec.

Presidente da COTEC Portugal e Vice-Presidente da Academia de Engenharia.

Presentemente é Administrador Não Executivo do Grupo José de Mello, Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa, Membro Permanente do Conselho Consultivo da AICEP, Membro e co- coordenador do CNEI – Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação, Membro do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Brasileira, Membro do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP e Presidente da Assembleia Geral da APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial.

Foi Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do IST e Administrador Executivo da Brisa Auto- Estradas de Portugal.

Licenciou-se em Engenharia Civil e é Mestre em Engenharia de Estruturas pelo Instituto Superior Técnico; posteriormente, obteve o seu PhD in Civil Engineering, pelo Imperial College, Londres, e a equivalência ao grau de Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico; obteve o grau de Agregação – Sistemas Inteligentes – pelo Instituto Superior Técnico.

João Pavão Martins

JoaoMartinsCo-fundador e CEO da SISCOG – Sistemas Cognitivos S.A.

Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, tendo sido um dos co-fundadores do Departamento de Engenharia Informática.

Licenciatura em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico.

Doutorado em Inteligência Artificial pela State University of New York at Buffalo.

Joaquim Cunha

JoaoCunhaDiretor Executivo do Health Cluster Portugal – Pólo da Competitividade da Saúde, foi administrador da MinhoDigital SA, da Pronefro – Produtos Nefrológicos, SA e da NanoLogic – Tecnologias de Nano e Micromoldação, Lda.

Boa parte da sua atividade profissional tem sido dedicada à Caso – Consultores Associados de Organizações e Informática, Lda, que fundou em 1983.

Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.

Joaquim Menezes

JoaquimMenezesPresidente do Conselho de Administração do Grupo IBEROMOLDES e Co-fundador do grupo IBEROMOLDES, é também acionista fundador da Iber- Oleff Portugal e Brasil, sendo igualmente Presidente de ambas.

Presidente do CENTIMFE – Centro Tecnológico da indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e da incubadora OPEN na Marinha Grande.

Presidente do Fórum ManuFuture Portugal e da European Tooling Platform, Membro do EU-MANUFUTURE High-Level Group e Membro dos Conselhos Consultivos da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Lisboa.

Foi agraciado pela Presidência da República com a Comenda de Mérito Industrial, Empresário do Ano 2002 pelo Rotary Club da Marinha Grande e Prémio Carreira 2002 pela Associação Nacional dos Jovens Empresários entre outros.

Engenheiro técnico de Electrotecnia e Máquinas pelo ISEL, graduado pela Harvard Business School em Boston/USA – Owner President Management Program, e frequentou o “Innovation Management Program” no EU-Japan Business Center”em Tóquio/Japão.

Jorge da Silva Gabriel

JorgeGabrielAdministrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Professor Convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, lecionando nas áreas da gestão industrial, tecnologia e empreendedorismo.

Delegado Nacional ao Programa Europeu “Horizonte 2020”.

Iniciou a atividade como avaliador de projetos de investigação e desenvolvimento no LNETI. Trabalhou como consultor de gestão, foi gestor e mais tarde Administrador da Companhia Portuguesa de Computadores – Consultoria de Gestão (CPC-CG) e Diretor da “Indra Sistemas” (Espanha). Foi consultor de gestão no ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) e nos últimos anos diretor de I& D.

Exerceu funções de consultor de gestão e perito independente do Ministério da Indústria e mais tarde Economia. Em 2013 integrou o Gabinete do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Mestre em Engenharia de Sistemas de Produção pelo Cranfield Institute of Technology, no Reino Unido e MBA pelo Instituto de Estudos Superiores de Empresa (IESE/AESE), Espanha.

Jorge Fernandes

Jorge FernandesVice President Innovation Program Office na DSM baseado na Holanda, e membro do Conselho de Direção do DSM Innovation Center.

Nessa condição, lidera o desenvolvimento da estratégia de inovação e a gestão do portefólio de inovações radicais da sua organização.

Coordena o Programa de Excelência em Inovação da DSM, com vista à implementação de boas práticas de gestão de inovação e à formação e ao desenvolvimento da comunidade de inovadores da DSM.

Trabalhou 10 anos na industria alimentar, em multinacionais como a Nestlé e a Kraft Foods, e em empresas de prestação de serviços como a EGI, Ltda., nas áreas de estratégia, operações, qualidade e na execução de projetos de inovação globais ou regionais.

Construiu um track record robusto em estratégia e gestão de inovação, tanto na DSM como em empresas FMCG, lançando com sucesso várias ideias para o mercado em distintas áreas de negócio, geografias e culturas.

Licenciado em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, International MBA da IE Business School.

José Carlos Príncipe

JosePrincipeConsiderado um dos líderes mundiais na área da Neuroengenharia Computacional, fundou e assume a direção do Computational NeuroEngineering Laboratory (CNEL) na University of Florida, Gainesville, é BellSouth Professor e mais recentemente Distinguished Professor.

A sua carreira científica tem sido reconhecida nacional e internacionalmente através da atribuição de numerosos prémios e distinções, entre os quais se destacam o Prémio de Inovação e Criatividade da Associação Industrial Portuguesa, o “2007 IEEE EMB Society Career Achievement Award”, o “Gabor Award” pela INNS, “Neural network Pioneer Award” pela IEEE Computational NeuroEngineering Society, além de vários graus Honoris Causa na Finlandia, Itália e Brasil. É também Fellow do IEEE, AEMB, IFEMB. Conta também no seu palmarés com 20 patentes (tendo mais 6 submetidas para aprovação), com a autoria de vários livros, publicações e artigos.

Apesar de residir nos EUA mantém fortes relações com o Porto e a sua universidade, uma vez que coordena a Comissão Internacional de Acompanhamento Científico do INESC Porto.

Curso de Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestrado na mesma área e doutoramento, ambos com bolsas de estudo, na Electrical Engineering, University of Florida.